Black Friday: a oportunidade perfeita para golpes

Veja algumas das técnicas mais comuns utilizadas pelos golpistas e também algumas dicas de segurança por...

A Black Friday é uma das datas de maior volume de transações online do ano e grande parte das lojas iniciam as promoções ainda antes da data oficial do evento, com isso a quantidade de tentativas de fraudes cresce mais de 100% nesta época em relação ao restante do ano.

Todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de alguém que foi vítima de algum tipo de golpe nesta época e, por este motivo, temos que redobrar nossa atenção antes de realizar qualquer tipo de compra ou fornecer qualquer tipo de informação pessoal em sites desconhecidos.

Muitas pessoas fazem economias durante todo o ano esperando ansiosamente por esta data e não queremos que você perca seu dinheiro.

Com o objetivo de te ajudar a identificar e se proteger de possíveis golpes, mostraremos algumas das técnicas mais comuns utilizadas pelos golpistas e também algumas dicas de segurança por aqui!

Pagamentos via boleto ou PIX

Muitas lojas oferecem descontos ainda maiores caso opte por realizar o pagamento de suas compras via boleto bancário ou PIX, o que pode ser extremamente tentador já que estamos justamente buscando por maiores descontos.

Sabendo disso, é muito comum que golpistas enviem QR codes para pagamento via PIX ou boletos por e-mail com o objetivo de te enganar. Uma vez que o pagamento foi feito, o dinheiro é creditado na conta destas pessoas, gerando muita dor de cabeça para quem sofreu o golpe.

Não realize nenhum tipo de pagamento caso não tenha efetuado nenhuma compra

Esta dica parece simples, porém é muito importante manter a atenção quanto a qualquer possível cobrança recebida. Muitas vezes os golpistas enviam dados de pagamento falsos até mesmo para pessoas que não fizeram nenhuma compra online, apostando na sua desatenção. 

Se não realizou nenhuma compra, desconsidere qualquer cobrança recebida, pois se trata de um golpe ou erro da loja emissora do boleto.

Caso tenha realmente feito uma compra, preste muita atenção antes de confirmar o pagamento

Atente-se aos detalhes do boleto antes de realizar o pagamento. Busque por possíveis erros de digitação e verifique a existência de números como o CPF ou CNPJ do emissor do boleto, que está realizando a cobrança de você.

Antes de confirmar o pagamento do boleto ou do PIX, verifique os detalhes sobre o recebedor através do seu aplicativo. É importante validar se a razão social do favorecido é igual ao da loja onde realizou sua compra. Além disso, é imprescindível validar se o valor da transação bate com o valor da compra realizada.

Caso identifique qualquer divergência de dados do favorecido ou de valor, não realize o pagamento e entre em contato com a loja na qual realizou a compra, informando o problema ocorrido.

shutterstock 2320236307 2 1 - Black Friday: a oportunidade perfeita para golpes

Criação de sites fraudulentos ou falsos

Durante todo o ano é muito comum encontrarmos sites fraudulentos, que oferecem diversos tipos de produtos ditos legítimos e originais. O objetivo principal destes sites é de ser uma isca oferecendo bons negócios para quem busca preços baixos, porém, após realizar a compra, o produto entregue é falso ou, em alguns casos, o produto nunca chega, pois na realidade nunca existiu.

Na época da Black Friday este golpe ganha mais volume e novos sites com este objetivo começam a surgir. Além disso, é muito comum que golpistas criem sites que replicam a identidade visual de sites legítimos utilizando domínios muito parecidos com os oficiais, tentando tornar a identificação ainda mais difícil.

Valide a idoneidade dos sites antes de comprar

Avalie a presença de certificados digitais através da barra de endereços dos sites. Para isto, verifique se no início da URL (também conhecida como link), existe o ícone de um cadeado fechado. Clicando nele também é possível verificar a entidade geradora do certificado além de seu prazo para expirar. 

Além disso, é importante verificar se o site está utilizando protocolos seguros para trafegar as informações. Para isto é necessário checar novamente o início da URL, mas desta vez atentando-se se existe a presença do prefixo https antes do endereço propriamente dito. Caso exista apenas o prefixo http, desconfie.

Examine as URL das páginas em busca de erros ortográficos, caracteres estranhos ou variações sutis do nome de domínio legítimo. Por exemplo, compare https://contasimples.com e https://contasimpless.com. Note que este segundo exemplo traz dois “s” no final, logo trata-se de um possível domínio fraudulento.

Ofertas com valores irreais

No intenção de gerar ansiedade nos compradores, golpistas costumam criar anúncios falsos trazendo produtos por valores muito abaixo do que está sendo praticado em sites já renomados e confiáveis.

É muito comum nesta época do ano vermos propagandas em redes sociais trazendo, por exemplo, eletrônicos e eletrodomésticos com mais de 50% de desconto em relação ao preço original.

Faça uma busca em site confiáveis antes de comprar

Viu uma oferta que parece boa demais para ser verdade? Então provavelmente não é! Antes de realizar qualquer compra, compare o preço do produto anunciado com outros sites e, caso esteja baixo demais, desconfie da legitimidade do site. Utilize as dicas acima para validar se não pode se tratar de um golpe. 

Em casos de dúvidas, não realize a compra. É mais vantajoso guardar todo o dinheiro do que gastar pouco em algo que nunca receberá. 

Golpes envolvendo seu cartão de crédito

Grande parte dos golpes envolvendo compras online hoje em dia, tem o objetivo de conseguir acesso aos dados de seu cartão de crédito, para ser possível utilizá-lo sem que você tenha ciência. Em datas comemorativas como o Natal ou a Black Friday, esta categoria de golpe cresce exponencialmente. 

É possível que golpistas tentem conseguir estas informações de diversas maneiras, mas as mais comuns são via páginas falsas, que já foram citadas por aqui ou através do uso de engenharia social, onde o golpista tenta te enganar ou te influenciar se passando por alguém que você conhece ou alguém totalmente confiável, se utilizando de algum tipo de manipulação psicológica para conseguir extrair informações de você. 

Atente-se na hora de fornecer seus dados

Não envie dados de cartão por mensagens de texto, via WhatsApp ou ligações telefônicas. Os e-commerces não te solicitarão estes tipos de dados para processar os pagamentos.

Caso efetue alguma compra on-line e receba qualquer tipo de cobrança ou solicitação de confirmação de dados posterior, desconfie e não forneça dados de cartão.

Evite salvar dados de cartão em sites de compras

Muitas vezes, tentando poupar tempo, salvamos nossos dados de cartão em sites de compras, para podermos utilizá-los com recorrência, porém esta é uma prática que devemos evitar.

Caso a base de dados da loja virtual seja exposta de maneira indevida, os dados de cartão nela armazenados também serão expostos. 

Utilize cartões virtuais para compras online

Os cartões virtuais foram criados para ser possível realizar compras online de maneira mais prática, pois não demanda que você esteja com o cartão físico em mãos, mas também torna as transações mais seguras contra golpes, pois é possível que o cartão seja excluído logo após o uso, evitando danos maiores, caso seu número caia nas mãos de golpistas. 

Aqui na Conta Simples ainda é possível definir um limite de gasto para cada cartão virtual criado, criar cartões temporários com datas pré-estabelecidas para expirar ou até mesmo criar cartões descartáveis, pensando justamente no uso único. 

Além disso, é possível definir centros de custos, otimizando ainda mais a gestão financeira. Para ler mais sobre essa funcionalidade, acesse nosso artigo completo!

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Empreendedorismo

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa