CEO da Kowala Store explica como a Conta Simples trouxe mais organização e visibilidade para os gastos de seu negócio
RAIO-X: Yan Carso
- Setor: Vestuário e treinamentos
- Tamanho: 0-50 funcionários
- Stack financeiro: Mercado Pago e Conta Simples
- Plataforma de e-commerce: Nuvemshop
Depois de uma experiência de intercâmbio nos Estados Unidos, Yan Carlos de Sousa sabia que queria ser dono de seu próprio negócio. Ao lado de Jayder Proença, um grande amigo de longa data, decidiu que precisava dar um rumo na vida.
A ideia de empreender com a criação de uma marca de camisetas foi justamente de Proença, que na época cursava Odontologia. “A gente não tinha muita noção do que estava fazendo. Mas, fomos lá e fizemos. Produzimos 40 camisetas, com um tecido que não era muito bom. Por incrível que pareça, vendemos tudo. A partir daí, percebi que eu preferia fazer o que gosto, que é empreender”, lembra Yan.
A primeira venda contou com a ajuda dos amigos de Curitiba, no sul do Brasil. Assim, a maior parte de camisetas vendidas foi mesmo da capital paranaense. “Com muito pouco tempo, percebemos que o negócio tinha potencial, afinal, o investimento que fizemos inicialmente gerou muito mais dinheiro. Foi aí que mergulhei de vez e comecei a estudar mais sobre marcas de roupas”, conta. Assim, surgia a Kowala, o começo de muitas conquistas do jovem empreendedor.
“Minha mãe me apoiou muito. Racionalmente, era uma loucura largar um emprego estável que eu tinha em Brasília, em uma grande empresa [na época, Yan trabalhava na área de Comunicação da Coca-Cola] para empreender. Mas, esse era o meu sonho, e eu não fugi dele”, acrescenta.
Com o foco total na Kowala, as coisas começaram a acontecer. A marca ganhava espaço no mercado brasileiro, e muita gente começou a procurar o Yan para aprender com a experiência de sucesso dele. “Muitas pessoas passaram a me procurar e pedir orientações de como seguir nessa área. Peguei esse feedback e transformei em outra oportunidade de negócio, com um curso sobre o assunto”, explica o empreendedor.
Sucesso também exige organização financeira
Hoje, o criador da Kowala Store administra três empresas: a marca de roupas (com lojas em shopping e vendas online), a empresa de treinamentos (que oferece cursos para quem está em busca de mais conhecimento para a criação de uma marca de roupas) e a fábrica (onde são produzidas as peças).
“Dentro desses três negócios, existem algumas outras variáveis que a gente consegue monetizar, por exemplo, parcerias com a Nuvemshop, com a Conta Simples e eventuais mentorias. Mas, basicamente, são essas três frentes em que atuamos hoje”, diz Yan.
Ao todo, são 14 pessoas, incluindo os sócios, trabalhando nas empresas. A parte financeira é administrada de duas formas: na Kowala, sob os cuidados de sua sócia, e nos outros negócios, com a ajuda de um Business Process Outsourcing (BPO) financeiro, com uma outra empresa especializada nessa área tratando disso. “Gosto mesmo é de vender, por isso deixo essa parte nas mãos de outras pessoas”, brinca Yan.
Fim da dor de cabeça: categorização e visibilidade com múltiplos cartões
Com tantas coisas para pensar e trabalhar, Yan passou a adotar algumas ferramentas que pudessem auxiliar na organização de seus negócios.
“Por eu estar envolvido com a Conta Simples fazendo um trabalho de divulgação da marca, passei a usar essa solução na Kowala, e isso trouxe muito mais tranquilidade para a área financeira da empresa.” Yan Carso, CEO da Kowala Store
Um dos grandes problemas que foram solucionados foi a divisão dos gastos pessoais e do negócio. “Quando eu ia fazer um anúncio pago de internet, utilizava o meu cartão pessoal. No fim do mês, era uma bagunça porque os meus gastos e os da empresa se misturavam. Dava muita dor de cabeça fazer o reembolso, porque eu precisava separar tudo manualmente e enviar para a minha sócia”, destaca.
Com os múltiplos cartões da Conta Simples, foi possível segmentar bem e resolver tudo isso. Assim, cartões específicos foram destinados para as áreas de Marketing, loja física e despesas gerais. “Isso conseguiu categorizar as nossas contas e ajudou bastante no financeiro”, reconhece o empreendedor.
Outro aspecto que chamou atenção de Yan foi a interface da plataforma. “A gente consegue visualizar bem onde estão os gastos e para onde está indo o dinheiro. Tudo é resolvido de uma maneira muito rápida em uma plataforma bastante intuitiva.”
A parceria também é comemorada pelo empreendedor: “Gosto muito da Conta Simples. Trata-se de uma parceria mesmo. Primeiro, porque eu utilizo a solução. Segundo, porque divulgo para os meus seguidores como ela me ajuda de fato. Espero que seja uma parceira que dure por um bom tempo.”
Foco no negócio: criando uma loja virtual com a Nuvemshop
Assim como a Conta Simples, outra plataforma digital foi essencial para ajudar Yan a construir e manter sua loja online: a Nuvemshop.
“Lá em 2017, nós queríamos criar uma marca de roupa e não sabíamos como vender, não tínhamos dinheiro para começar uma loja física”, recorda Yan. Ele e o sócio começaram a fazer as vendas pelo Instagram, mas logo sentiram a necessidade de uma solução que automatizasse os processos.
A Nuvemshop possibilitou que a Kowala se transformasse em uma loja virtual completa de maneira fácil e intuitiva. Isso porque a plataforma oferece layouts prontos e integrações automáticas que permitiram que o CEO se dedicasse inteiramente à gestão do negócio.
“Com uma mensalidade bem baixa, temos uma loja virtual para automatizar as vendas online e estamos crescendo muito rápido”, explica.
Entre janeiro e outubro 2021, o site da Kowala já atraiu mais de 276 mil visitas, um aumento de 153% em relação a 2020. No mesmo período, o número de pedidos feitos pela loja virtual subiu mais de 400% em comparação ao ano anterior, superando 1.500 vendas.