Os centros de custo podem ser eficientes para agrupar as despesas e receitas de uma empresa. Ao dividi-la em setores ou departamentos, é possível facilitar a identificação e localização dos gastos.
Porém, para que isso aconteça, é preciso um bom planejamento que leve em consideração a forma como os recursos são distribuídos pelas áreas .
As compras são todas realizadas usando um só cartão? Não há identificação dos gastos? O CEO usa o próprio cartão de crédito para os gastos corporativos? Se você respondeu sim a uma dessas questões, então é melhor repensar a sua gestão de despesas.
A Conta Simples é uma plataforma de múltiplos cartões turbinada com uma conta digital que oferece a CFOs, contadores e gerentes financeiros funcionalidades ideais para lidar com o controle financeiro de uma empresa.
Entenda neste artigo como nossos serviços podem simplificar a gestão de despesas pelos centros de custo do seu negócio.
Múltiplos cartões permitem o controle dos centros de custo
Quanto mais cartões corporativos você distribuir pelos centros de custo da empresa, mais fácil será identificar e controlar os gastos de cada departamento. Parece estranho, né? Mas acredite: é verdade!
Nós, da Conta Simples, sabemos por experiência própria que, quando a empresa tem um crescimento rápido, corre-se o risco de perder o controle das despesas, que aparecem de todos os lados.
Elas podem acabar se tornando gastos fantasmas caso não haja um rastreamento eficaz por parte dos responsáveis financeiros.
A distribuição de múltiplos cartões corporativos é capaz de simplificar essa rastreabilidade, uma vez que cada centro de custo pode receber um ou mais cartões para finalidades diferentes.
Dessa forma, torna-se mais rápido localizar gastos indevidos e de onde eles vieram, como afirma o responsável financeiro pela Cuidas, Pedro Oliveira. Ele passava horas tentando identificar as linhas das faturas da startup, até aderir à Conta Simples e distribuir mais de 30 cartões pelo time.
Os usuários da Conta Simples podem criar múltiplos cartões virtuais e físicos com rastreio de entrega, usando como limite global o próprio saldo da conta digital.
Autonomia dos centros de custo
Com um cartão próprio em mãos, o responsável por cada centro de custo tem mais autonomia para realizar compras que se relacionem com as necessidades da equipe.
Assim, ele não precisa esperar a autorização do gestor financeiro para adquirir ferramentas ou assinar serviços. O time de marketing, por exemplo, pode usar um cartão somente para ferramentas e outro para as mídias pagas.
Mas isso não quer dizer que os recursos fogem do controle do CFO ou responsável financeiro pela empresa. Você pode regular o limite desses cartões (teto de gastos) e nomear o responsável por cada um deles em nossa plataforma digital, por onde também é possível acompanhar as transações em tempo real.
Redução de gastos e otimização do tempo
Com a visão geral do que cada área gasta, você consegue compreender em quais desses centros de custos é possível realizar cortes ou mesmo a transferência de recursos para outro centro.
A facilidade que os múltiplos cartões dão à gestão de despesas influencia, inclusive, no tempo que o gestor financeiro gasta controlando despesas. A descentralização dessa gestão diminui o trabalho braçal, economizando tempo.
Conseguiu entender como a Conta Simples pode aprimorar o controle dos centros de custo de sua empresa?