Centros de Custos: entenda essa funcionalidade da Conta Simples

Os centros de custos ajudam o time financeiro a identificar a origem dos gastos da empresa. Saiba como utilizar essa funcionalidade.
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on facebook
Share on pinterest

A falta de visibilidade sobre os gastos de uma empresa é um grande problema para a gestão financeira de qualquer negócio, principalmente quando as despesas surgem de todos os lados, sem identificação ou responsável.

Esses gastos podem acabar passando despercebidos pela fatura do cartão e, aos poucos, prejudicar o caixa da empresa e se transformar em um gasto fantasma.

Por isso, uma boa prática financeira é organizar as despesas em centros de custos para identificar a origem desses gastos.

Pensando em facilitar a vida do financeiro, a Conta Simples criou uma funcionalidade dentro de sua plataforma em que você consegue ter visibilidade completa e controle das despesas: os Centros de Custos.

Pronto para conferir mais informações sobre eles?

O que são os Centros de Custos da Conta Simples?

Os centros de custo são uma forma de agrupar os gastos de uma empresa. Ao dividir em setores ou departamentos, é possível identificar e localizar os gastos de uma forma mais rápida.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar também gastos indevidos e até mesmo saber de onde eles vieram. Com uma visão geral do que cada área gasta, você consegue compreender em quais desses centros de custos é possível realizar cortes ou mesmo a transferência de recursos.

Por exemplo, você pode definir um centro de custos para o Marketing e saber tudo o que é gasto nesse departamento. Se preferir, é possível especificar ainda mais, criando categorias. Assim, essa mesma área de Marketing pode ser dividida em Conteúdo, Mídia Paga, Eventos e Viagens

Exemplo do Marketing como centro de custo da Conta Simples

Vantagens do centro de custos da Conta Simples

A possibilidade de configurar Centros de Custos associados aos cartões da Conta Simples é mais uma funcionalidade que facilita o dia a dia dos times financeiros, simplificando o gerenciamento das despesas.

Com eles, você pode:

  • ter visibilidade sobre os gastos de cada centro de custo;
  • estabelecer um orçamento mais assertivo para cada frente;
  • controlar o fluxo de caixa do negócio com total visibilidade;
  • personalizar a gestão de despesas a partir da estrutura organizacional da empresa.

Como criar os Centros de Custos na Conta Simples?

Para criar os centros de custo dentro da plataforma da Conta Simples, é muito fácil. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Internet Banking da Conta Simples;
  2. Clique em Configurações, no menu lateral;
  3. Em seguida, clique em Centro de custo; 
  4. Na tela, você verá os centros de custo que já existem. Para cadastrar um novo, clique em Novo Centro de Custo. Depois, é só definir uma categoria e um responsável. 

Para finalizar, basta você vincular o centro de custo a um cartão. Você pode fazer isso por meio da aba Cartões Corporativos

Confira o vídeo tutorial abaixo:

É importante lembrar que as categorias também são formas de trazer ainda mais organização para o controle dos gastos. Você pode ter uma visualização dos gastos ainda mais rápida com esse recurso. 

Para criar uma categoria, é muito simples. 

  1. Acesse o aplicativo ou o Internet Banking da Conta Simples e clique no menu Cartão;
  2. Selecione um cartão, vá em Dados do cartão, clique em Categoria e, em seguida, em adicionar;
  3. Escolha um nome para a categoria e também uma cor para identificá-la.

Depois que você criar a categoria, ela vai ficar disponível para ser usada em outros cartões. Se você precisar editar ou excluir alguma delas, é só clicar em editar e escolher a categoria que deseja alterar.

Exportando relatórios dos Centros de Custos

Para facilitar o trabalho de quem precisa acompanhar de perto tudo que acontece, a Conta Simples também tem em sua plataforma a possibilidade de exportar e manusear os dados de cada centro de custo, deixando mais prática a conciliação bancária

Para isso, acesse o Internet Banking e, no menu lateral, clique em Cartões corporativos

Em seguida, clique no botão Exportar.

Pronto! Um documento em formato CSV foi gerado com os dados de todos os seus cartões. 

Veja o vídeo tutorial a seguir.

Gostou da agilidade e da organização? Então, comece agora mesmo a colocar ordem no financeiro da sua empresa com a funcionalidade dos centros de custo da Conta Simples.

Se você ainda não é cliente, conheça outros benefícios da plataforma e resolva as dores do seu financeiro! 

FAQ sobre centros de custos da Conta Simples

O que é centro de custos?

O centro de custo é uma ferramenta de gestão financeira usada para separar a empresa em setores ou projetos. Saiba mais.

Como criar um centro de custos?

O primeiro passo para criar um centro de custos é decidir como dividir o escopo da sua empresa. A forma mais simples de fazer isso é separar por departamentos, como Marketing, Vendas e Administrativo.

Na Conta Simples, você pode criar um centro de custo para as despesas dos cartões utilizando o Internet Banking da plataforma. Depois, é só clicar em Configurações, no menu lateral. Em seguida, vá em Centro de custo. Na tela seguinte, você verá os centros de custo que já existem. Para criar um novo, clique em Novo Centro de Custo. Depois, é só definir uma categoria e um responsável. Saiba mais.

Texto atualizado, publicado originalmente em 22 de fevereiro de 2022.