Como cancelar um Pix errado? Descubra o que fazer

Será que dá para cancelar um Pix errado? Tire essa e mais dúvidas sobre o assunto...

Será que dá para cancelar um Pix errado? Essa é a primeira dúvida que vem à mente de quem manda uma transferência incorreta pelo sistema.

Quando ocorre esse tipo de erro, a preocupação é compreensível, afinal, o Pix é instantâneo. Neste artigo, vamos mostrar as medidas que você pode tomar para evitar prejuízos e te ajudar a resolver a situação. 

Então, continue lendo até o final para descobrir o que fazer caso tenha feito uma transferência equivocada e precise cancelar um Pix errado.

Como cancelar um pix errado?

Então, será que dá para cancelar um Pix errado? Infelizmente, a resposta é não. Uma vez que você completou a transação, não tem como desfazê-la, porque o Pix é uma operação instantânea.

Isso quer dizer que o dinheiro sai da sua conta e vai direto para a conta de destino em poucos segundos. De acordo com o Banco Central (BC), a única forma de interromper a transação é antes de confirmar o envio.

O BC explicou que ter a opção de cancelar criaria incerteza sobre se o pagamento é mesmo definitivo, e isso não traria tanta segurança para os usuários. Então, a melhor dica é revisar com calma todos os dados, especialmente quando for inserir sua senha eletrônica que finaliza o processo. Só faça a operação após conferir se o valor e o destinatário estão corretos.

Porem, caso você tenha enviado um Pix errado, ainda há uma chance de reverter a situação, mas depende da boa-fé da pessoa que recebeu o dinheiro.

Uma opção é entrar em contato com o banco onde a transferência foi feita e tentar chegar a um acordo. É importante fornecer os dados do destinatário e explicar o que aconteceu. Com sorte, dá para resolver essa situação e recuperar o dinheiro.

A foto mostra uma mulher segurando um celular escrito Pix

Como cancelar um Pix agendado?

Ao contrário de um Pix já enviado, é, sim, possível cancelar um Pix agendado. A solução é bem simples e está bem na palma da sua mão.

Geralmente, esse procedimento pode ser feito diretamente no aplicativo do seu banco. É só acessar o app, procurar pela seção do Pix e localizar a opção de agendamentos. Daí é só selecionar o agendamento que deseja cancelar e pronto!

Mas atenção: é importante lembrar que o cancelamento precisa ser feito até um dia antes da data agendada. Portanto, fique atento aos prazos para garantir que tudo ocorra como planejado.

Como estornar um Pix?

Então, já que não é possível cancelar um Pix errado enviado, surge a pergunta: será que dá para solicitar o estorno, ou seja, a devolução do dinheiro? Bem, como dissemos anteriormente, isso depende principalmente da boa-fé do destinatário. 

No caso de envio de Pix para a pessoa errada, a recomendação do Banco Central é tentar negociar o estorno com o recebedor.

Para facilitar esse processo, você pode entrar em contato com a instituição financeira para a qual o Pix foi enviado e buscar uma intermediação. É importante explicar o que aconteceu e fornecer os dados da transferência.

No entanto, é fundamental que você saiba que, de acordo com o artigo 169 do Código Penal, a pessoa que recebeu o dinheiro por engano não pode ficar com ele. Se você solicitar o estorno e o recebedor se recusar a devolver o dinheiro, você pode registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e buscar uma ação civil.

Como fazer em caso de golpe do Pix? 

Em situações especiais, como possíveis fraudes, falhas operacionais e casos de golpes envolvendo o Pix, é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Nesses casos, o banco em que o Pix foi realizado faz o pedido de estorno à instituição que recebeu a transação.

Em seguida, é realizada uma análise de segurança e, dentro de um prazo determinado (geralmente até 7 dias úteis), o resultado é divulgado. Se for identificado algum problema, a devolução do valor costuma ocorrer normalmente.

Como cancelar uma compra por Pix?

Outra situação em que o estorno é facilitado é quando se trata de compras feitas por meio do Pix. Digamos que você tenha pago por um produto usando o Pix e se arrependa da compra (dentro do prazo de 7 dias estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor).

Nesse caso, você tem o direito de receber o reembolso integral do valor, mesmo que a devolução não precise necessariamente ser feita por meio do Pix.

O Pix não caiu, e agora?

Claro, aqui está a versão revisada:

Uma das principais orientações quando se trata de pagamentos com Pix é fazer uma captura de tela ou salvar o comprovante de débito do valor na sua conta, por meio do extrato, logo após a conclusão da transação.

Essa precaução é especialmente útil quando o dinheiro foi debitado da sua conta, mas ainda não chegou ao destino pretendido.

Isso ocorre porque é necessário enviar esse registro para que o recebedor possa questionar a instituição financeira dele. Afinal, é o banco que receberia o valor que será responsável por resolver o problema.

Como cancelar um Pix em processamento?

Quando uma transferência fica em processo de análise ou processamento, isso significa que o sistema está enfrentando alguma inconsistência. Pode ser relacionado a questões técnicas tanto do banco do pagador quanto do banco do recebedor.

Nesses momentos, a única alternativa é esperar para ver se a transferência será concluída ou não, pois não é possível cancelar um Pix errado depois que você inserir sua senha eletrônica.

Em geral, falhas no envio podem ocorrer por diversos motivos, tais como:

  • conexão instável com a internet;
  • instabilidade na instituição financeira ou no Banco Central;
  • sobrecarga do dispositivo utilizado para realizar o pagamento (seja celular ou computador);
  • erro ao digitar a chave Pix.

Caso a transferência não seja confirmada, você pode tentar concluí-la novamente mais tarde.

Dicas de segurança para usar o Pix

O Banco Central anunciou novas medidas de segurança para o Pix, incluindo a implementação de limites para operações durante a noite, a adoção de bloqueio cautelar e a introdução do mencionado Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Além disso, existem camadas adicionais de proteção para o Pix, como a criptografia de dados, motores antifraude e autenticação.

No entanto, mesmo com essas medidas de segurança, nunca é demais tomar precauções.

Aqui estão 4 dicas de segurança para realizar um Pix:

1. Revise cuidadosamente a transação antes de finalizá-la

Como mencionamos anteriormente, uma vez que é enviado, não é possível cancelar um Pix errado. Portanto, para evitar contratempos, revise minuciosamente os dados e o valor a ser transferido antes de confirmar a transação.

2. Tenha cautela ao inserir a chave Pix

É importante ter atenção ao digitar as chaves Pix. Verifique cada caractere digitado para evitar erros que possam comprometer a transferência.

3. Verifique os dados com o recebedor

Para evitar equívocos, não hesite em confirmar mais de uma vez com o destinatário se os dados estão corretos. Inclusive, é recomendado questionar se o nome do recebedor exibido no aplicativo corresponde à pessoa para quem você deseja enviar o dinheiro.

4. Escolha a chave Pix mais adequada para cada situação

Muitas pessoas se perguntam qual é a chave Pix mais segura, mas a escolha depende de cada situação e do usuário. O CPF tende a ser mais seguro, pois é impossível alguém cadastrar o seu documento em outra conta bancária. No entanto, algumas pessoas preferem não expor o número do CPF. Para esses casos, uma chave aleatória pode ser uma opção viável.

Lembre-se de que o mais importante é sempre verificar os dados da transferência, como destacado ao longo deste texto, para não precisar cancelar um Pix errado

Quer ficar por dentro de mais conteúdos úteis para você? Acesse a área de gestão financeira e finanças!

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Marketing e Vendas

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa