Descubra como o Pix parcelado funciona e se vale a pena usar!

Nesse conteúdo, você terá uma visão clara de como funciona o Pix parcelado e quais fatores...

O Pix parcelado já desponta como uma alternativa nas soluções financeiras oferecidas por algumas instituições. Nesse cenário, é crucial compreender o que é essa ferramenta e o seu mecanismo de funcionamento antes de utilizá-lo. 

É relevante frisar que essa modalidade ainda não possui regulamentação do Banco Central (BC). De fato, a modalidade antecipou uma funcionalidade que será lançada pela instituição: o Pix garantido

Nesse conteúdo, você terá uma visão clara de como funciona o Pix parcelado e quais fatores avaliar antes de optar por este crédito, seja para compras pessoais ou corporativas.

O que é o Pix parcelado e como funciona esse meio de pagamento?

O Pix parcelado é um método de realizar um pagamento via Pix, isto é, efetuar a transferência de um valor e pagar o montante transferido em parcelas. 

Nesse sentido, o beneficiário recebe o valor total em instantes, como se fosse um Pix convencional. 

Contudo, o Pix parcelado geralmente possui taxas, logo, o valor das parcelas que você irá pagar é definido pela taxa de juros determinada pela instituição. 

Logo, é crucial estar ciente dos percentuais aplicados antes de usar o parcelamento do Pix.

Leia também: Pix Para Empresas: Como Funciona, Chaves, Taxas E Vantagens

Como fazer um Pix parcelado?

Algumas instituições já disponibilizam o Pix parcelado, entre elas, bancos tradicionais, fintechs e carteiras eletrônicas. 

O Pix parcelado pode ser realizado utilizando um cartão de crédito e também pode funcionar como um empréstimo. 

No caso do cartão de crédito, o valor do Pix é deduzido do limite disponível e as parcelas são adicionadas nas próximas faturas, podendo haver a adição de juros. 

No caso de empréstimo, a instituição disponibiliza o valor a ser enviado via Pix como um crédito, na conta de pessoa física ou jurídica. 

Logo, é necessário pagar as parcelas, que incluem o valor emprestado, juros e encargos.

Errou na hora de fazer a transferência? Saiba como cancelar um Pix errado!

Pix parcelado x Pix garantido: quais as diferenças?

O Pix parcelado não é regulamentado pelo Banco Central e de certa forma, “antecipou” uma função prevista na agenda do Pix: o Pix garantido

O Pix, lançado pelo BC em 2020, permite realizar transferências de dinheiro em poucos segundos, em qualquer dia e horário. Em novembro de 2021, foram lançadas duas novas modalidades: Pix saque e Pix troco. 

O Pix saque permite enviar uma transferência para um estabelecimento e sacar o valor em espécie, enquanto o Pix troco permite retirar a diferença entre o valor da compra e o saldo enviado. 

A agenda futura prevê outra modalidade: o Pix garantido, que permitirá fazer pagamentos parcelados, com garantia de recebimento para o estabelecimento onde a compra for realizada.

Vale a pena usar o Pix parcelado?

O Pix já se tornou o meio de pagamento mais usado no Brasil, como apontou um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) citado em matéria do site Gov.br. 

Contudo, vale a pena analisar se o parcelamento de compras no Pix é vantajoso. Como mencionado, o Pix parcelado gera cobrança de taxas e encargos para quem realiza a transferência. 

Portanto, é vital compreender o custo total da operação para avaliar se é vantajoso usar essa modalidade. 

Sabemos que o crédito pode ser uma solução para adquirir bens e serviços quando não há dinheiro disponível. De fato, a gestão financeira empresarial pode se beneficiar de uma relação sustentável entre crédito e fluxo de caixa. 

Nesse sentido, controle e planejamento são essenciais, começando por avaliar se a compra é realmente necessária. 

Também é necessário incluir as parcelas no planejamento financeiro e efetuar o pagamento até a data de vencimento, evitando custos adicionais com juros e multa por atraso. 

Além disso, existem outras opções de parcelamento, como o cartão de crédito PJ e outras linhas de crédito para empresas. Portanto, é recomendável comparar as alternativas antes de optar pelo Pix parcelado.

Como receber Pix PJ sem taxas?

Devido à popularidade do Pix, aceitar esse meio de pagamento é uma iniciativa que pode impulsionar as vendas. 

Afinal, quanto mais opções de pagamento você oferece ao público, melhor. Entretanto, as instituições podem cobrar a taxa do Pix PJ em contas de pessoa jurídica — aquelas vinculadas ao CNPJ de uma empresa. 

Para pessoas físicas, o Pix é sempre isento de taxas. E, na Conta Simples, você tem uma conta completa PJ pensada para simplificar a vida de quem empreende.

Quer saber mais vantagens da Conta Simples? Acesse nosso site!

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Marketing e Vendas

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa