Se você é um profissional de contabilidade ou finanças que pretende alcançar o cargo mais alto na carreira, especificamente no cargo de diretor financeiro, deve reservar um momento para ter certeza de que sabe como se tornar um CFO.
Os CFOs, Chief Financial Officers, ou diretores financeiros, são os executivos seniores que tomam decisões financeiras importantes e supervisionam todos os aspectos financeiros de uma empresa.
Esse cargo exerce impacto em praticamente todas as outras áreas de um negócio. Se quiser saber mais detalhes sobre o que é e como se tornar um CFO, continue lendo este artigo!
O que é um CFO?
Os CFOs são especialistas financeiros que supervisionam vários componentes-chave das operações de uma empresa.
Eles gerenciam tudo, desde demonstrações financeiras e regulamentos a estratégias com visão de futuro.
Confira algumas das principais atividades de um CFO nos próximos tópicos.
Monitoramento das demonstrações financeiras
Como chefe do departamento financeiro de uma empresa, o CFO supervisiona as demonstrações e relatórios financeiros.
Para fazer isso, a maioria deles conta com uma equipe dedicada de contadores e auditores que compilam, produzem e monitoram os relatórios financeiros.
Análise de relatórios
Os CFOs também supervisionam a análise dos relatórios financeiros e a interpretação dos dados.
Eles usam essas informações para avaliar metas e gerar novos objetivos. Eles também compartilham informações vitais com outros membros da equipe executiva.
Gerenciamento de Conformidade
No mundo dos negócios, os executivos geralmente precisam ter um conhecimento de nível especializado das regras e regulamentações que pertencem ao setor. Esse é um fator essencial para quem busca compreender como se tornar um CFO.
Muitos CFOs supervisionam a conformidade com as leis federais, estaduais e locais, garantindo que a empresa não deixe de cumprir os padrões, incorrendo assim em penalidades caras ou entrando em processos judiciais demorados.
Desenvolvimento de políticas
Como executivos, os CFOs fazem mais do que simplesmente lidar com as operações do dia-a-dia.
Esses profissionais também trabalham com colegas de alto nível para desenvolver e aprimorar políticas corporativas.
Eles usam seu conhecimento especializado do setor para moldar estratégias que permitam à empresa atingir metas ambiciosas e ter o melhor desempenho.
Como se tornar um CFO?
Os especialistas em negócios dizem que você precisa gerenciar ativamente sua carreira se quiser atingir esse auge de conquistas. Uma gama de habilidades é necessária, bem como um amplo foco de seu negócio, educação avançada, credenciais e experiência corporativa para se tornar um CFO.
É preciso saber não apenas os números, mas também as operações, produtos e serviços, clientes, fornecedores, funcionários e acionistas da sua empresa.
1. Ganhe ampla experiência financeira
Para se tornar um CFO, você precisa conhecer os fundamentos de orçamento, análise, conformidade, gerenciamento de risco e outros princípios contábeis, já que sua principal função é garantir que as decisões do CEO e do conselho sejam financeiramente sólidas.
É por isso que ter sólida experiência financeira o torna mais apto a fazer esses julgamentos, levando em consideração aspectos como os recursos disponíveis e a conformidade regulatória. Às vezes, especialmente em empresas da nova economia, a mesma pessoa atua como diretor executivo e diretor financeiro, o que exige ainda mais cuidado com a gestão financeira .
2. Expanda sua experiência comercial e operacional
Obter um conhecimento profundo do negócio é fundamental para quem deseja entender como se tornar um CFO. Você se reunirá constantemente com os gerentes da empresa e, por esse motivo, precisa compreender amplamente o âmbito comercial e operacional dela.
A visão e o suporte de um mentor experiente podem ser eficazes neste estágio, assim como o treinamento cruzado e o acompanhamento de tarefas. Assumir uma posição de liderança em uma organização sem fins lucrativos ou associação do setor também pode oferecer treinamento valioso para futuros CFOs, proporcionando exposição a uma ampla gama de processos e desafios de negócios.
3. Amplie seus relacionamentos
Certifique-se de desenvolver relacionamentos com pessoas em todos os níveis da empresa, dentro e fora do seu departamento. Melhore suas habilidades de comunicação e apresentação. Posicione-se como um construtor de equipes.
Você será responsável perante o conselho em relação à situação financeira da empresa, mas também falará com os investidores. Dessa forma, é necessário compreender seu papel como canal que absorve, de um lado, o que eles esperam da empresa, e de outro os resultados. Essas comunicações corporativas serão frequentes, pois os investidores são os principais interessados no negócio.
4. Amplie sua compreensão da tecnologia
Com mais processamento de números na nuvem, software como serviço, análise de big data, cibersegurança e outras inovações permeando o setor financeiro, parte da carreira de CFO é compreender também os benefícios e riscos associados à tecnologia.
Mais empresas estão descobrindo que precisam de especialistas em big data e podem obtê-los desenvolvendo competência técnica em seus departamentos de finanças e contabilidade.
Embora você não precise se tornar um especialista nesta área, não faria mal se familiarizar com a recuperação, interpretação e análise de dados.
5. Prepare-se para assumir funções expandidas
A influência dos CFOs em suas organizações continua a se expandir. Em muitas empresas, as funções se desenvolvem para além da contabilidade e finanças tradicionais, indo ao encontro dos recursos humanos e tecnologia da informação.
Entre novas funções e educação continuada, pode levar algum tempo para chegar lá, mas muitos que dedicaram um tempo para aprender como se tornar um CFO e seguir esse caminho descobrem que a jornada vale a pena. Comece agora a se posicionar para o sucesso.