A Conta Simples está na lista de empresas reconhecidas por adotar boas experiências em seu processo seletivo para preenchimento de vagas. A fintech recebeu, neste mês de março, o selo Empresa que dá Feedback, chancela oferecida pela plataforma Gupy, de recrutamento e seleção, a empresas que deram, no mínimo, 90% de feedback para candidatos. O processo de avaliação corresponde às vagas encerradas nos meses de setembro, outubro e novembro, de 2021.
Além desse quesito, outro critério para a empresa ser escolhida é a movimentação em sua página de vagas, com alguma ação tendo sido feita junto ao candidato, que não seja apenas a visualização de perfil, em vagas publicadas há mais de 15 dias.
Ao todo, 308 empresas receberam o reconhecimento da Gupy. São companhias referência em transparência, que estão melhorando a experiência de candidatos e, ao mesmo tempo, fortalecendo a própria marca empregadora.
Durante três meses, as empresas terão o selo Empresa que dá Feedback em sua página de carreiras na Gupy. Após este período, será realizada uma nova avaliação das mais de 1.500 empresas que realizam os seus processos de recrutamento e seleção através da plataforma e uma nova lista de empresas será divulgada.
Coordenadora de Aquisição e Talentos da Conta Simples, Marina Antonachi explica que o recebimento do selo é resultado de todo o cuidado e empatia da empresa na jornada de experiência do candidato. Segundo ela, para todas as vagas abertas, a pessoa inscrita passa por um ciclo que começa desde quando ele se aplica para a vaga, seguindo pela triagem, entrevista com o time de Talent (baseada em competências e requisitos técnicos da vaga) e demais fases, a depender da especificidade do cargo. Para alguns, é aplicado o business case, antes do papo com a liderança. Em outros casos, o candidato já tem contato direto com o head da área e, às vezes, com o time.
“Em todas as etapas, temos um contato muito próximo com os candidatos. Todos que são convocados para a entrevista, são contactados pela nossa equipe de talent, pelo whatsapp, para um contato mais intimista, tanto para tirar dúvidas, quando para mantê-los “aquecidos” para outras fases do processo”, afirma Marina.
A coordenadora reforça que este canal é mantido sempre aberto e que nada é feito no automático. “Se ele é aprovado para a próxima etapa, a gente faz contato para perguntar como foi, confirma que está tudo certo para uma nova fase, e não só o movimenta no automático. Pegamos a percepção de como foi o bate papo, o que ele achou, e conseguimos coletar bons feedbacks”, diz.
Transparência
Um dos pontos considerados chave por Marina é a transparência do processo, sobre as características da vaga, prazos para o próximo retorno, e se há ou não mais candidatos no processo. Segundo ela, mesmo que o candidato receba uma resposta negativa no meio do caminho, esse retorno é dado de forma clara sobre os pontos que não o levaram à contratação. “Esse feedback é bastante estruturado, explicando, por exemplo, o porquê de ele não ter sido contratado. Isso pode ajudá-lo a se preparar melhor em uma outra oportunidade de emprego”, ressalta.
Tudo isso é feito pelo respeito às pessoas que se ingressaram no processo seletivo, como explica Marina. “O candidato investiu um tempo, se interessou, se dedicou, teve disponibilidade de participar do nosso processo. Então, as recrutadoras têm essa jornada de, além de fazer as entrevistas, manter o candidato aquecido para as outras etapas do processo e dar o melhor feedback possível”, afirma.
Nota no Glassdor
O cuidado tem se refletido em bons resultados na avaliação de quem passa pelo processo seletivo da Conta Simples. Na plataforma de recrutamento Glassdoor, a fintech alcançou nota 4,9 em 5, e 95% das pessoas que responderam à pesquisa recomendariam a empresa a um amigo.
“Os próprios candidatos, quando são convidados para um papo com a gente, eles já falam do nosso Glassdoor, que é nosso cartão de visita.Somos bem recomendados, tanto por pessoas que trabalham conosco, quanto por pessoas que passam pelo nosso processo seletivo.Isso é reflexo de todo o nosso cuidado de manter o candidato acolhido”, destaca a coordenadora.
Ainda segundo ela, todo esse acolhimento é mantido, mesmo após ele ter sido aprovado no processo seletivo. “A gente dá a boa notícia e faz a oferta de salário. Se ele aceitar, todo o acompanhamento continua nos próximos passos dentro da empresa. Somos o canal de apoio dele. A gente se preocupa muito com isso. Claro que há sempre processos que podem ser melhorados, mas a gente sempre dá muita atenção para valorizar o cliente interno e o externo”, garante.
Importância do feedback
Product Marketing Manager na Gupy, Heron de Carvalho, explica a importância da prática de dar retorno aos candidatos. “Uma das maiores dores das pessoas candidatas é a falta de feedback das empresas. Sem este retorno, eles não conseguem saber como melhorar para terem mais chances de conquistar uma vaga nos próximos processos seletivos em que participarem. Por isso, o selo é tão importante.”, afirma.
Ele ainda destaca o resultado efetivo que a empresa espera reverter para o mercado de trabalho. “Queremos nos juntar às empresas contratantes para não só melhorar a experiência das pessoas candidatas nos processos seletivos, mas também para ajudá-los a terem mais chances de conseguir uma recolocação profissional”, diz. À respeito da prática, Heron afirma que a boa prática ainda não é comum.
“Infelizmente, ser uma empresa que dá feedback é uma exceção no mercado, justamente por isso criamos este selo: queremos mudar esta realidade junto com as empresas. Na primeira edição do selo Empresa que dá Feedback, em dezembro de 2021, 300 empresas receberam a chancela. Nesta edição de março, o volume de empresas subiu para 380. Heron de Carvalho, product Marketing Manager na Gupy
O selo ficará visível na página de carreiras da empresa, na plataforma da Gupy, e assim terá um impacto no Employer Branding da marca, já que as pessoas candidatas saberão que trata-se de uma empresa que realmente se importa com a experiência delas no processo seletivo.
A lista das empresas aptas a receber o selo será atualizada a cada 3 meses. Para receber e manter o selo, a empresa precisa atender aos critérios acima durante os 3 meses que antecedem a atualização da lista. A próxima rodada de atualização da lista será em junho e será referente aos meses de março, abril e maio.
Saiba mais
O selo Empresa que dá feedback foi criado em 2021, como reforço na experiência das pessoas candidatas. “Por saber que o mercado de trabalho está mais concorrido do que nunca e isso deixa a relação entre candidatos e empresas mais sensível, a empresa desenvolveu diversas melhorias e funcionalidades para pessoas candidatas e para empresas com o objetivo de deixar o processo mais transparente e justo para todos”, explica Heron.
Segundo ele, o selo é uma dessas iniciativas. “Basicamente, o objetivo é destacar as companhias com as melhores práticas em seus processos seletivos”, conclui.