A área de Controladoria promete em 2022. Segundo a Robert Half, empresa especializada em recrutamento e seleção, trata-se de uma demanda impulsionada pela retomada da economia. (Veja as áreas em alta)
Muita gente por aí já deve ter ouvido alguma coisa sobre essa parte do financeiro das empresas, mas não sabe o que exatamente ela faz e os aspectos positivos que ela pode trazer para uma companhia.
Pensando nisso, a Juliana Rossi, controller da RD Station, uma plataforma de automação de marketing e vendas que vem crescendo de uma forma bastante acelerada e que foi adquirida pela Totvs recentemente, ajudou a gente nessa tarefa de definir sua relevância.
Afinal, o que é a Controladoria?
Antes de tudo, é preciso entender o que é e o que faz exatamente a área de Controladoria de uma empresa.
Ela otimiza o processo decisório da diretoria. É uma divisão do time financeiro que ajuda a diretoria de uma empresa a ter mais controle sobre as operações e a tomar decisões mais acertadas.
“Quando uma companhia recebe um grande aporte, é necessário saber o momento certo de gastar para alocar os recursos da melhor maneira. O trabalho junto às áreas nos possibilita entender o momento em que a empresa está e em que as áreas estão e traduzimos essas estratégias em números. Conseguimos fazer muito um papel de conector entre as áreas, potencializando a entrega de valor”, define Juliana.
“Atuamos mais próximos das áreas, conhecendo o nosso negócio e trabalhando para o crescimento dele. Assim, podemos sugerir insights para as áreas tomarem suas decisões, entender as iniciativas e, com isso, identificar os riscos das operações e educar no impacto que elas têm para as áreas”, completa a controller.
Perfil de quem trabalha na área de Controladoria
Geralmente, quem trabalha na área de Controladoria é formado em Administração, Contabilidade ou Economia, mas isso não impede que pessoas com diferentes backgrounds ocupem funções nela. “Na RD, por exemplo, buscamos profissionais com vontade de aprender e de se desenvolver. Pessoas que estão engajadas em fazer o negócio acontecer”, ressalta Juliana.
Outra coisa mencionada como habilidade do profissional da área é saber como errar de uma forma mais rápida. “É preciso ter essa capacidade de se adaptar muito rápido às mudanças, pensando lá na frente e de um jeito organizado, que possibilita fazer adaptações mais rápidas. Buscar desafios constantes e fazer as coisas de uma maneira diferente também são essenciais nessa carreira”, lembra.
Como a área de Controladoria está estruturada
A Controladoria pode ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil. Na prática, elas ficam sob o comando do controller, ou controlador.
Na RD, a área está basicamente dividida em:
- Tesouraria;
- Contabilidade;
- Fiscal;
- FP&A (financial planning and analysis ou planejamento e análise financeira, em português).
Para Juliana, essa divisão apresenta muita sinergia. “Para a RD, fez muito sentido manter essas áreas dentro de um mesmo núcleo. Assim, potencializamos a geração de valor que a área pode dar para a companhia.”
Por que a Controladoria é tão importante?
Bom, depois de todos esses conceitos fica mais simples compreender a importância dessa área, certo?
Dentro do planejamento estratégico, é preciso solidez nas decisões para o futuro da companhia, e a controladoria é indispensável para isso, já que ela funciona no processo de controle. Ao estabelecer previamente padrões de qualidade, a partir do planejamento e do orçamento da empresa, e se envolver com todas as áreas, ela contribui para o crescimento do negócio.
Os resultados com tudo isso podem ser ainda melhores. “As áreas precisam estar munidas com informações, entendendo a dinâmica do negócio e gerando insights para ele. Na RD, o planejamento financeiro acaba sendo mais colaborativo, com a participação de todas as áreas da empresa porque entender como as métricas impactam de uma forma mais ampla gera mais empatia e uma compreensão melhor das mudanças de rumo para a saúde financeira da companhia”, conclui a controller.