Cada vez mais, a área financeira deixa de ser um tirador de pedidos e se transforma em um setor estratégico dentro de uma empresa.
Os profissionais do time precisam desempenhar um trabalho mais analítico do que operacional e lidam com uma verdadeira mudança de mindset.
Tudo isso porque a tecnologia mostrou suas ferramentas, automatizou processos e fez com que os dados fossem utilizados para trazer ainda mais benefícios para o negócio.
Outra coisa que perdeu espaço nesse cenário foi a burocracia, já que a descentralização e a autonomia provocaram mais agilidade tornando todos os colaboradores gestores de seus próprios gastos.
“Remamos na mesma direção, e essa mentalidade já foi totalmente absorvida pelo time, que atingiu um bom nível de maturidade sempre com bastante transparência.” Plínio Martins, gerente de Controladoria da Vindi.
A curva J também veio para ficar, assim como o foco no futuro e a ideia de fazer diferente, aproveitando o caminho para testar e aprender.
“O mundo está mudando, e é preciso acompanhar essas mudanças. É preciso entender a importância dos testes e da aprendizagem por meio de erros.” Victor Gatti, head de Finanças da Exame.
E aí? Ficou interessado na discussão? Então, você não pode perder o Finance Conference 2021, o principal evento sobre transformação digital para gestores financeiros do Brasil que acontece dos dias 8 a 10 de setembro.
Cinthia Liduário, consultora da Movile e fundadora da We Dancin, vai mediar um painel com Victor Gatti, head de Finanças da Exame, e Plínio Martins, gerente de Controladoria da Vindi, que vão discutir justamente esse assunto e como é a dinâmica de trabalho nessas empresas.