Uma característica que se mostrou fundamental para as empresas sobreviverem às mudanças bruscas causadas pela pandemia foi a resiliência. Segundo a pesquisa da PwC, as empresas em melhor situação em 2021 deram atenção substancial à discussão da resiliência organizacional.
Resiliência para a gestão financeira
Os times financeiros foram peças-chaves nesse processo de reimaginar e adaptar os negócios para o modo sobrevivência.
Mas agora, à medida que a economia reabre, a resiliência continua se tornando fundamental para as empresas voltarem à trajetória de crescimento. A habilidade e experiência dos profissionais de finanças continuarão sendo críticas para esse retorno.
Leia também: CFO do futuro: novos desafios exigem novas soluções
Segundo a McKinsey, o desenvolvimento de resiliência operacional deve agora ser uma competência central para todos os times financeiros. Isso significa desenvolver uma série de cenários para planejar resultados diferentes e instituir planos de comunicação para interagir de forma proativa com funcionários, conselhos e investidores.
Aumentar a produtividade é melhorar a sua gestão financeira
Uma das principais estratégias para tornar a gestão financeira mais resiliente e retornar o negócio à escala é investir no aumento de produtividade. Adotar uma abordagem sem contato para as transações, por exemplo, movendo uma transação desde o pedido até a geração da fatura e o pagamento, pode agregar valor imediato ao reduzir o risco.
Segundo análise da McKinsey feita entre 2007 e 2011, as 25% empresas identificadas como resilientes não tinham uma vantagem inicial sob suas concorrentes. Em vez disso, muito de seu sucesso vinha de decisões e ações estratégicas, como investir agressivamente em melhorias de produtividade após a crise econômica.
Elas sustentaram um crescimento orgânico de receita 30% maior e conseguiram reduzir sua dívida em relação ao patrimônio líquido.
O papel da tecnologia para a gestão financeira
A tecnologia tem papel importante nesse processo: a McKinsey apontou que as gestões financeiras já em nuvem e em plataformas digitais se adaptaram melhor ao trabalho remoto causado pela pandemia, realizando pagamentos e fechando orçamentos de forma virtual e dando mais autonomia aos funcionários.
Não por menos que 53,4% das empresas estão acelerando agora seus planos de transformação financeira usando soluções baseadas em nuvem.
Ainda 30% estavam considerando investir em suporte de decisão e análise. E 20,7% investiram na automação do processamento de transações, incluindo os ciclos de compra para pagamento e ordem para caixa, liberando o setor financeiro para se concentrar em atividades mais estratégicas.
Leia também: E-book: o guia essencial de ferramentas para times financeiros
Dados se convertem em estratégia
Isso significa também mais dados sobre o seu próprio negócio, o que ajuda na formação de estratégias mais efetivas.
Na pesquisa da McKinsey feita entre 2007 e 2011, as empresas mais bem-sucedidas foram capazes de se recuperar da recessão anterior, em grande parte, realocando recursos agressivamente, desviando capital de categorias expostas e reinvestindo-os em áreas de alto desempenho.
Seguindo essas etapas, a consultoria aponta que as empresas conseguem chegar à última fase para se tornar resiliente, a de reimaginação.
Ou seja, A organização consegue visualizar e se preparar, na medida do possível, para o “próximo normal”, adotando uma mentalidade de transformação ao realocar recursos, considerando fusões e aquisições e desinvestimentos para melhorar o portfólio e estabelecendo metas de crescimento ou melhoria de desempenho.
Mesmo alcançando essa etapa, uma gestão financeira resiliente significa estar em constante atualização, trazendo e implantando novas plataformas digitais, metodologias ágeis para melhor preparar o negócio e a força de trabalho a qualquer mudança futura.
Espaço para a inovação na gestão financeira
Quando você abre espaço no seu time financeiro através de soluções que ofereçam uma melhor produtividade, desenvolve também a possibilidade de encontrar novas soluções para as dificuldades que o setor pode estar passando.
Contratar soluções que facilitam as tarefas financeiras do dia a dia é priorizar as tomadas de decisão e criação de maneiras inovadoras de operar com a sua gestão financeira. Pense nisso e procure otimizar o dia a dia de trabalho do seu departamento.