Trabalhar com o marketing digital é um universo extremamente lucrativo, mas ao mesmo tempo, dotado de desafios e dificuldades.
Nossa ideia neste artigo não é lhe assustar, muito pelo contrário! Com esta leitura, desejamos que você seja capaz de entender e aprender a utilizar uma ferramenta que lhe trará excelentes resultados: o Google Ads.
Até certo tempo chamado de Google Adwords, o Ads é uma ferramenta impressionante para aumentar os acessos em seu site, e consequentemente, convertê-los em vendas.
A seguir, entenda o que é e como funciona o Google Ads.
Afinal, o que é Google Ads?
Ao realizar uma simples pesquisa no Google, provavelmente você já se deparou com sites e anúncios no topo da página.
Ou ainda, ao acessar um blog/site, encontrou banners com publicidade de algum item que você tinha buscado recentemente. Tudo isso se encaixa no Google Ads.
De modo simplificado, pode-se dizer que o Ads é um mecanismo de divulgação e marketing, que tem como objetivo ranquear empresas e marcas para que estas tenham mais vendas.
Obviamente, tudo isso deverá ser pago diretamente ao Google. Embora pareça algo intocável, o investimento é relativamente baixo quando se leva em consideração os resultados impressionantes que podem ser conquistados com a ferramenta.
Vantagens e benefícios
É provável que você esteja se perguntando do porquê de criar anúncios e divulgações para o seu site/blog através do Google Ads. A seguir, confira uma lista de motivos:
- Os resultados são superiores aos obtidos com técnicas de SEO;
- O pagamento é proporcional à quantidade de cliques no anúncio;
- É possível ajustar o alcance (regional, estadual, nacional ou mundial);
- Você consegue definir a quantidade máxima que deseja gastar;
E muito mais!
Como usar o Google Ads?
Depois de conhecer como funciona a ferramenta, e também os seus principais benefícios, não temos dúvidas que você deseje experimentar o Ads em seu negócio.
Pensando nisso, preparamos um passo a passo simplificado para você entender como usar o Google Ads e como criar os seus primeiros anúncios:
1º) Invista na cara de seu negócio (literalmente)
Antes de tudo, é preciso ter um site ou blog de seu negócio. Afinal, é através dele que o público decidirá contratar/comprar seus produtos ou serviços.
Portanto, preocupe-se com a imagem que deseja passar, sempre investindo em design, redação, e também no desenvolvimento da página (que deve ser carregada rapidamente e sem maiores problemas de acesso).
2º) Crie uma conta no Google Ads
Para ter acesso ao Ads, acesse esse link.
3º) Defina o objetivo
Uma das primeiras perguntas que você irá encontrar no Google Ads é quanto ao objetivo do seu anúncio.
Tenha em mente as metas deste investimento, e marque a opção que mais se encaixar em suas necessidades.
Por exemplo: se você tem uma pizzaria, deverá preocupar-se em divulgar o telefone. Sendo assim, a primeira opção deverá ser marcada (gerar mais chamadas).
4º) Escolha o alcance do anúncio
Como dissemos nos tópicos anteriores, você pode decidir pelo alcance do seu anúncio.
Se você tem um negócio local (por exemplo, um restaurante), o principal público alvo são moradores de sua cidade ou bairro.
Diferentemente, quando se tem uma loja virtual, é possível realizar entregas para todo o país, e consequentemente, deve-se optar pelo alcance nacional.
Quanto maior o alcance, mais pessoas serão atingidas – e também, maior será o investimento financeiro em publicidade.
5º) Frases de impacto
Defina qual será o texto do seu anúncio. Esta tarefa é uma das mais importantes, afinal, esta mensagem irá definir a conversão ou não.
Caso tenha dificuldades nesta etapa, conte com o auxílio de profissionais especialistas em marketing e/ou publicidade.
6º) Limite de orçamento
Agora, você precisa definir até quanto pode gastar com o Ads. Antes de marcar a opção, leve em consideração:
- Valor que tem em caixa;
- Disponibilidade mensal para investimento em marketing (que pode ser o valor que até então você gastava em SEO, por exemplo);
- Sugestões dadas pelo Google, baseadas em negócios semelhantes ao seu.
Após o primeiro mês de anúncios em Google Ads, você poderá realizar um levantamento dos lucros que obteve com a nova modalidade de publicidade, e então, aumentar o seu orçamento.
7º) Publique o anúncio
Depois de cumprir todos os anúncios anteriores, seu anúncio finalmente será publicado em toda a rede do Google e parceiros, que inclui o Maps, Facebook, Youtube, e milhares de outros sites.
Agora, você e seu negócio precisam estar preparados para atender a nova demanda de atendimentos, e consequentemente, de clientes.
Lembre-se que a fidelização é um passo muito importante, e que dispensará a necessidade de investir novamente em anúncios (o que acarreta na redução de custos).
8º) Atualização
Sempre reveja os resultados e também os seus anúncios, no sentido de expandir o seu negócio.
Lembre-se que além do tráfego pago (por exemplo, o Ads), também é preciso investir no tráfego orgânico, através de:
- Marketing de conteúdo;
- Posts em redes sociais;
- Envio de emails aos clientes;
E muito mais!
Agora que você sabe o que é e como usar o Google Ads, compartilhe com a gente o que você achou desse post nos comentários!
Leia também: Estratégias para melhorar o desempenho de seus anúncios no Facebook