Em tempos de concorrência acelerada e novas tecnologias surgindo a cada momento, parcerias e colaboração entre negócios e fintechs é um caminho para se manter no mercado e não perder sua capacidade de inovação.
Ao fazer parcerias em áreas específicas, empresas ganham tempo, recursos e ainda melhoram o tempo de lançamento de um produto ou serviço no mercado.
Agilidade com as fintechs
Uma das parcerias mais efetivas é com as fintechs. A agilidade e a disrupção comuns no mundo das startups se complementam ao grande volume de transações e dados que as empresas lidam todos os dias.
Não é por menos que as parcerias com fintechs têm se acelerado. A quantidade de fintechs B2B no Brasil aumentou de 48% para 61%, segundo mapeamento da Finnovista e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
São muitas as vantagens, segundo relatório da EY. Para os negócios, significa rápido acesso às mais recentes tecnologias e integração de diferentes serviços em um único parceiro. Isso significa computação em nuvem, atendimento digital e menos burocracias associadas às instituições financeiras tradicionais.
Mais tecnologia integrada ao negócio também resulta em mais dados sobre a empresa e ferramentas para gerar insights e desenvolver estratégias. Essa colaboração torna a gestão como um todo mais eficiente, o que vai refletir nos produtos e serviços ao cliente.
A tecnologia das fintechs
Com softwares e interfaces digitais das fintechs, as empresas não precisam mais construir tudo por conta própria e podem delegar funções aos parceiros, reduzindo seus custos enquanto se concentram naquilo onde realmente está o seu valor.
A empresa consegue alavancar os talentos de suas equipes para se dedicarem menos a funções repetitivas e técnicas e mais a funções críticas que demandam reflexão e análises.
Para startups e empresas que procuram expandir seus negócios, a parceria com fintechs também torna esse processo mais simples. A colaboração pode acelerar a jornada de crescimento, superando os desafios geralmente associados à escalabilidade.
Uma parceria não apenas ajuda na credibilidade, mas também pode levar a novos segmentos de clientes e atuar como uma plataforma para aprimorar produtos e serviços. E mesmo que os resultados financeiros demorem para aparecer, os benefícios vindo de uma boa reputação são fundamentais ao apresentar sua marca a um novo mercado ou região.
Cada vez mais, as fintechs B2B têm se tornado fundamentais aos negócios porque têm o potencial de tornar as empresas mais competitivas, otimizando processos internos, adicionando recursos tecnológicos. E, mais importante, melhorando a experiência do cliente final e do colaborador.