Como uma de suas habilitações, o profissional da área de Gestão Financeira está apto ao gerenciamento do departamento financeiro de empresas. A vasta possibilidade de atuação pode abranger os cargos de assistente, analista, assessor ou consultor, assim como os cargos de gerência e direção de assuntos financeiros.
Em contrapartida, o mercado de trabalho demanda frequente atualização dos conhecimentos de quem desempenha funções nesta área. Desta forma, novos cursos de pós-graduação em Gestão Financeira são disponibilizados com o propósito de otimizar as habilidades profissionais dos estudantes.
Também ganha força a ampliação de propostas e perspectivas temáticas diferentes nas opções de pós. A escolha do curso ideal ainda deve passar pela análise de qual modalidade de ensino se encaixa melhor com o dia a dia do estudante: presencial, semipresencial ou a distância (EaD).
Características dos novos cursos de gestão financeira
Outro ponto a destacar é a importância da duração do curso, afinal, uma pós-graduação em Gestão Financeira pode ser feita em até 6 meses, de 7 a 12 meses, entre 1 ano e 2 anos, ou até mesmo em um período superior aos 2 anos.
Uma situação que pode ajudar na hora da definição do curso ideal é realizar uma reflexão sobre a proposta da pós-graduação que o aluno pretende seguir.
Se o estudante possui uma visão bem delimitada sobre a área de conhecimento desejada, os cursos mais específicos de pós-graduação podem ser o melhor cenário. O curso sobre Docência de Gestão Financeira é um exemplo de pós-graduação relacionada a uma área específica:
- Docência de Gestão Financeira – Em geral, o curso de Docência em Gestão Financeira é disponibilizado 100% online e sua duração pode variar de seis a 24 meses, de acordo com as oportunidades na plataforma de bolsas de estudo Quero Bolsa. Durante a formação acadêmica, as disciplinas de Comunicação Corporativa, a disciplina de Docência no Ensino Superior e Gestão Estratégica Organizacional podem figurar na grade curricular do estudante.
Por outro lado, se o aluno quer expandir seus horizontes acadêmicos em temas mais amplos e, possivelmente, em assuntos que já foram pontuados durante a graduação, há possibilidade de optar por cursos como o de Gestão Financeira e Controladoria ou Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas:
- Gestão Financeira e Controladoria – O estudante que optar pelo curso de Gestão Financeira e Controladoria encontrará oportunidades, principalmente, nas modalidades presencial e a distância (EaD). O aluno poderá se especializar em disciplinas sobre Gestão Estratégica de Custos, Estratégia Empresarial, Consultoria, e Planejamento Tributário, Orçamento e Controle durante o período de pós-graduação. Caso haja dúvidas sobre quais disciplinas serão lecionadas na especialização, a dica é conferir as informações no site da instituição de ensino escolhida para fazer a pós.
- Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas – O estudante também encontrará cursos de Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas no site da Quero Bolsa. Em geral, o aluno terá opções na modalidade de educação a distância (EaD), e poderá ter acesso às disciplinas de Gestão Estratégica da Despesa no Setor Público, Economia do Setor Público e Elaboração e Análise de Políticas Públicas nesta pós-graduação.
Atualmente, as possibilidades para iniciar uma pós-graduação em Gestão Financeira são vastas e podem contemplar inúmeras áreas de atuação profissional, além dessas três apresentadas acima.
Para encontrar outras opções de pós-graduação em Gestão Financeira que se adequem aos seus interesses, você pode procurar diretamente no site da Quero Bolsa, onde é possível achar cursos com bolsas de estudo com até 70% de desconto no valor das mensalidades.