Para quem trabalha com tráfego pago e audiência no mundo digital, o feriado de Tiradentes não foi sinônimo de folga. Mais de 1.500 pessoas lotaram o Teatro Bradesco, em São Paulo, onde o evento Segredos da Audiência promoveu uma imersão em Marketing Digital com nomes consagrados do mercado. Passaram pelo palco Suzana Apelbaum, Diretora Criativa da Google, João Appolinário, fundador da Polishop, e Bettina Rudolph, ex-Empiricus e copywriter, entre outros.
A Conta Simples foi a patrocinadora oficial do evento, idealizado pelo empresário Samuel Pereira, que celebrou a volta do encontro presencial após dois anos de pandemia. “É um prazer voltar a ver tanta gente reunida no maior evento de tráfego pago”, comemorou o empreendedor.
É a hora e a vez dos dados, crava Diretora Criativa da Google
Suzana Apelbaum, Diretora Criativa da Google, palestrou no primeiro dia. Uma das mulheres mais premiadas em publicidade e marketing digital do mundo, ela ganhou o Cyber Lions do Festival de Cannes e foi considerada uma das mais influentes diretoras criativas do mundo pela AdWomen.
No palco, Apelbaum cravou a importância de quem trabalha no digital dar atenção aos dados. Segundo ela, “os dados não são uma onda que vão passar” e, por isso, é preciso “abraçá-los”. Aproveitando bem os números, é possível entender o que eles estão dizendo e:
- Antecipar problemas;
- Aperfeiçoar o criativo;
- Aproveitar para abrir novas oportunidades de negócios;
- Ter aprendizados contínuos.
Apelbaum finalizou com o seguinte ensinamento: “Se você ignorar os dados, corre o risco de ser ignorado pelo seu cliente.”
O Ad que mudou a carreira de Betina Rudolph
A palestra de Apelbaum bem que poderia ter como case o episódio de Betina Rudolph. Quem não se lembra do Ad no Youtube em que a jovem copywriter da Empiricus ensinava a transformar mil em um milhão? O vídeo viralizou, virou meme e gerou muitas críticas nas redes sociais.
Anos depois, no papo exclusivo no SDA, Betina contou como ignorou os haters e usou o ocorrido para dar uma guinada na carreira. “Você vai errar, aprenda a lidar com isso. A pessoa que não gostou do ads me xingou no Twitter, mas seguiu a vida. E teve pessoas que começaram a se interessar por investimentos”, lembrou a jovem.
Na época, a busca pelo termo Bolsa de Valores teve um pico no Google devido ao ads. Betina saiu da Empiricus e, hoje, dedica-se a ensinar influenciadores a criarem conteúdo para seus infoprodutos: “Eu queria ser algo a mais, voar mais alto.”
Case Polishop: o cliente no centro
Todas as palestras mostraram o que o João Appolinário resumiu muito bem em sua palestra: hoje, o digital é o grande elo entre os canais com o cliente. O cliente, conta o empresário, é sempre o centro de tudo. E foi pensando nisso que ele trouxe outro ingrediente: inovar. Questionar o que já existia para dar ao consumidor o que ele desejava.
“Queria vender benefício, o benéfico tem valor. Inove naquilo que você já faz. Ali, você encontra uma oportunidade”, apontou o fundador da Polishop, que concluiu: “Não deixe de falar o óbvio. O que é óbvio para você não é óbvio para o seu cliente. Fale o óbvio, ofereça algo exclusivo e um benefício claro. Com tudo isso, você terá um alto valor”.