Sinais de que uma startup precisa de um BPO financeiro

Saiba como a contratação de um BPO financeiro pode facilitar o trabalho do time e auxiliar...

Para atingir um desenvolvimento sustentável e se manter na rota do sucesso, toda empresa precisa garantir uma boa gestão financeira

No entanto, nem todos os empreendedores e gestores conseguem administrar suas finanças com atenção que ela merece, pagar as contas em dia e lidar com todas as burocracias dessa seara. O que muitos ainda não sabem é que essa situação tem jeito, e ela pode estar associada à contratação de um BPO financeiro

A seguir, confira como essa é uma forma eficaz de facilitar o dia a dia das equipes de empresas de todos os tamanhos que estão sobrecarregadas e que não conseguem realizar uma boa gestão financeira do negócio.

O que é um BPO financeiro?

Antes de tudo, precisamos entender o significado da sigla BPO, um termo original do inglês e que quer dizer Business Process Outsourcing. Ou seja: a terceirização da gestão de um processo. No caso de um BPO financeiro, a gente se refere, portanto, à contratação de uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu negócio.

Ao contratar um BPO financeiro, ele assumirá toda a gestão financeira, podendo, também, realizar as atividades contábeis. Com isso, o controle das finanças se torna ainda mais eficaz e permite que as equipes da empresa possam se dedicar a atividades menos onerosas e mais estratégicas para o negócio.

Entre as atividades que podem ser exercidas por um BPO financeiro, estão:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão de documentos fiscais;
  • Quitação de impostos, tributos e taxas;
  • Indicadores financeiros do negócio sempre à mão.

Embora o BPO financeiro possa exercer todos esses serviços, o oferecimento deles pelas empresas terceiras deve variar de acordo com a realidade e necessidades da empresa contratante. 

Mas, por que minha empresa precisa de um BPO financeiro? Vamos, agora, conhecer algumas vantagens de contratar esse serviço e como isso pode tornar o negócio ainda mais bem-sucedido. 

Por que terceirizar a gestão financeira de uma empresa?

Conseguimos ter uma breve visão de que a contratação de um BPO financeiro para empresa ou startup pode ser para organizar a gestão financeira e levar a empresa para outro patamar, certo? Aqui, vamos explicar com um pouco mais de detalhe algumas das razões pelas quais uma startup deveria contratar agora mesmo um BPO financeiro. 

Para isso, elencamos alguns pontos de atenção que devem preceder a contratação de uma empresa terceira: 

  • O serviço de um BPO financeiro, normalmente, é realizado de forma remota. Dessa forma, você precisa avaliar se isso representará alguma contrapartida para a sua operação;
  • A gestão financeira da startup é, atualmente, realizada por algum sócio ou gestor importante da sua organização? Reflita o quanto uma pessoa tão relevante para o seu negócio deve se ocupar com questões financeiras e como isso pode impactar o sucesso dele;
  • No caso das startups em fase inicial, que ainda estão validando seu serviço e produto, contratar uma nova equipe para internalizar serviços, por mais simples que sejam, traz grandes impactos para o negócio. Dessa forma, terceirizar a parte financeira pode ser mais barato e muito mais eficiente.

Fazendo essa análise inicial do panorama da empresa, chegou a hora de ficarmos por dentro de algumas das principais vantagens de investir nesse aliado. 

foco com bpo financeiro
  • Se contratar um BPO financeiro faz com que seu time pare de onerar o tempo com atividades operacionais e pouco estratégicas, isso significa que o seu negócio passará por uma otimização da gestão e, consequentemente, por uma potencialização dos resultados;
  • Com relação à administração orçamentária, o BPO financeiro pode atuar com o propósito de identificar oportunidades de novos investimentos, novas áreas de atuação ou diversificação de produtos;
  • Ele também pode adotar melhores práticas e processos estruturados, sem que você precise contratar um ou mais profissionais para sua empresa;
  • Outro ponto importante de sua atuação pode ser a redução da inadimplência, já que está entre suas missões implantar uma política de cobrança eficiente;
  • Sua contratação pode ainda significar a diminuição dos custos trabalhistas com a manutenção de setores que não fazem parte do core business;
  • Esse tipo de profissional pode também trabalhar com o monitoramento contínuo de relatórios e indicadores de desempenho apontados pela ferramenta de gestão financeira ou ERP da sua empresa, a fim de identificar oportunidades de melhoria para a operação.

Leia mais: Conheça as tendências em ERPs que podem transformar seu negócio em 2022

3 sinais de que uma startup precisa de um BPO financeiro

Contratar um BPO financeiro pode ser muito vantajoso para uma startup. Mas, como identificar se a empresa necessita urgentemente desse recurso para otimizar sua operação e gestão, tornando o negócio rentável e bem-sucedido?

Para ajudar você a verificar isso, nós listamos três sinais que podem guiar essa jornada e a colocar a empresa na rota do crescimento. Confira!

  1. Pouca visibilidade e transparência do status financeiro

Um forte sinal de que a gestão financeira está correndo o grave risco da falta de controle financeiro é não saber ou não conseguir levantar com facilidade informações financeiras simples da sua empresa.  Exemplos disso são: as contas para pagar, nível de inadimplência, previsão de fluxo de caixa, entre outros. 

Isso aponta a dificuldade em manter uma gestão financeira eficiente, já que não existe o acompanhamento contínuo dos indicadores e dos resultados. Para resolver isso, a contratação de um BPO financeiro seria de grande valia.

  1. O negócio está crescendo

Se a startup está em uma curva de crescimento, então, é fundamental que se tenha uma área financeira mais estruturada. Isso porque, apenas com a gestão financeira no eixo, você conseguirá ter previsibilidade financeira e, inclusive, levantar investimentos de fundos interessados em apoiar seus novos desafios. Lembre-se de que um dos pontos que os investidores de Venture Capital mais analisam antes de investir em um negócio é o histórico de gestão e financeiro. Com a casa desorganizada, é pouco provável que a empresa receba qualquer tipo de aporte. 

Logo, contratar um BPO financeiro agrega profissionais experientes nessa área e com boas práticas de mercado.

  1. A conta não fecha, e os números não batem

Se os números informados na planilha financeira da empresa não batem com as suas contas bancárias, a startup está em maus lençóis. 

Isso só prova que a falta de boas práticas e processos estruturados dá a visão errada sobre o negócio. E, para qualquer empresa que quer crescer de forma sustentável, perder recursos por falta de gestão é um tiro no pé. 

E aí? Identificou algum desses sinais na sua empresa? Caso a afirmativa seja positiva, você precisa contratar um BPO financeiro para administrar as finanças do seu negócio o quanto antes. Afinal, uma má gestão financeira ainda é um dos fatores que mais levam as empresas a fecharem as portas.

Se você precisar de ajuda, saiba que também pode contar com a Conta Simples para uma gestão financeira eficiente

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Marketing e Vendas

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa