Se você trabalha nas áreas de Finanças e Contabilidade, deve estar curioso para saber quais serão as tendências para 2022, certo?
Um levantamento feito pela Robert Half, uma das principais consultorias de Recursos Humanos globais, mostra justamente quais serão as apostas do ano que vem e indica pontos que podem orientar a liderança dos times financeiros.
Em linhas gerais, é possível perceber que existe um aquecimento no mercado favorecendo contratações. O estudo engloba também quais serão as áreas mais demandadas, as habilidades mais procuradas, o que será priorizado e como a era digital continua impactando o trabalho desse tipo de profissional.
Principais tendências para 2022
Recrutamento e busca de talentos
O cenário favorável para contratações traz um aumento de exigências por parte das empresas. Por isso, o bom conhecimento técnico, o inglês fluente, a facilidade de comunicação e a habilidade com recursos tecnológicos como Excel, ERP de mercado e ferramentas de BI são aspectos que podem diferenciar os profissionais que estão em busca de oportunidades.
63% dos CFOs acreditam que vai ser mais desafiador encontrar profissionais qualificados em 2022
37% consideram que necessidade de novas habilidades vai ser a principal consequência da pandemia
51% mostram preocupação com a capacidade de a empresa reter talentos na área
Áreas mais demandadas
Em termos de áreas mais demandadas, as tendências de mercado para 2022 mostram que os departamentos mais requisitados serão:
- M&A/RI/Tesouraria Estruturada
- Controller
- Contábil/Fiscal
- Planejamento Financeiro/Controladoria
- Tesouraria/Financeiro
Setores que lideram as contratações
No quesito setores que mais contratam, as indústrias de tecnologia, e-commerce e agronegócio se encontram no topo da lista, seguidas de logística, infraestrutura, farmacêutica/healthcare e bens de consumo. Portanto, quem está em busca de novos ares pode encontrar mais oportunidades nessas áreas.
O que os CFOs vão priorizar
Entre as prioridades dos CFOs brasileiros, o estudo de tendências da Robert Half mostra que questões relacionadas à expansão, abertura de novos negócios, gestão de Big Data no departamento financeiro e redução de custos se destacam para 2022.
O otimismo também promete estar presente e balizar os rumos dos negócios.
22% dos diretores financeiros afirmam abrir novas vagas em 2022
84% dos diretores financeiros estão mais confiantes com crescimento da empresa em 2022
Foco em fusões e aquisições
Outro ponto de atenção nas tendências de mercado para 2022 é que a retomada dos IPOs, câmbio e retorno dos investidores estrangeiros prometem impulsionar a economia e acelerar as operações de Fusões e Aquisições. Assim, a demanda por profissionais de M&A/RI/Tesouraria Estruturada pode crescer, gerando procura por pessoas que tenham um bom conhecimento financeiro nas movimentações do mercado e em oportunidades.
25% dos CFOs citam Fusão e Aquisição como principal estratégia para 2022
Mais estratégia, menos operação
Um fenômeno que deve se manter é o aumento na capacidade analítica/estratégica do profissional, já que a tecnologia e a transformação digital tornam o trabalho menos operacional. Por isso, é importante ficar de olho nas ferramentas tecnológicas que o mercado oferece.
Habilidades mais demandadas
Técnicas
- Automatização de processos
- Excel e BI
- Modelagem financeira e valuation
- ERP de mercado
Comportamentais
- Flexibilidade
- Adaptabilidade
- Dinamismo
- Resiliência
- Comunicação
E você? Está preparado para enfrentar as tendências para 2022?