O mercado de finanças e contabilidade segue em processo de evolução e inovação. Nos últimos anos, mudanças expressivas como o surgimento o PIX, carteiras digitais e outras formas de pagamento agregaram mais praticidade tanto para empresas quanto para clientes.
Para 2023, segundo especialistas da área, esse setor continuará crescendo e ganhando novas funcionalidades que prometem revolucionar o mercado. Sendo assim, é importante que profissionais que trabalham com serviços financeiros se atentem às tendências para finanças e contabilidade.
Neste conteúdo, veja as 6 principais tendências financeiras para 2023 e outras mudanças que irão impactar o setor!
Mudanças na contabilidade previstas para 2023
O setor de finanças e contabilidade segue se adaptando ao cenário pós-pandêmico, reexaminando estratégias e buscando contribuir para a recuperação econômica de seus clientes.
eSocial
O envio das obrigações dos eventos em saúde e segurança do trabalho (SST) que integram o grupo 4 para órgãos públicos, organizações internacionais ou outros começou em 1º de janeiro de 2023.
Além disso, as PMEs devem entregar as informações constantes na Portaria Conjunta MTP/RFB/ME de 19 de abril de 2022.
Entre elas, estão:
- S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
- S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Agentes Nocivos.
SPED fiscal
A partir do início de 2023, começaram a valer as mudanças do guia prático 3.1.0 da EFD-ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital (EFD)) do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Das principais alterações, destacamos o novo registro 0221 e os registros C855, C895, C857 e C897.
Reforma do Imposto de Renda (IR)
A tabela do IR não sofre alterações desde 2015. Por isso, a tendência é que essa pauta seja considerada pelo Governo Federal em 2023.
Novo limite de faturamento MEI
O Projeto de Lei Complementar nº108/21 prevê o aumento de faturamento do MEI de R$81 mil para R$144 mil e já está em trâmite. Caso aprovado, ele poderá valer para o ano de 2023. Outra novidade é que o microempreendedor poderá contratar até dois funcionários.
Principais tendências para finanças e contabilidade em 2023
As novas tendências para 2023 consistem principalmente em gestão de dados e implementação de novas tecnologias. Veja 6 novidades a seguir!
1. Gestão de dados
Se você é um profissional de finanças e contabilidade já entende a importância de manter os dados sobre o financeiro da empresa atualizados para facilitar todos os processos contábeis relacionados a eles. Por isso, a prática da gestão financeira segue sendo uma tendência muito forte para 2023.
Além disso, a automação desse processo ajuda a coletar, mensurar, armazenar, catalogar, interpretar informações e gerar indicadores que vão gerar insights valiosos para o seu negócio.
Outra tendência forte para este ano é a centralização de informações. Isso colabora para que todos os dados permaneçam em um só local, de maneira organizada e de fácil acesso, tornando o controle financeiro empresarial muito mais ágil.
2. Ferramentas digitais
Uma das tendências para finanças e contabilidade em 2023 é a centralização de informações, isso fica muito mais simples quando feito de forma digital em uma ferramenta única integrada. Soluções como a da Conta Simples podem ajudar seu negócio nesse processo de alcançar resultados melhores.
Confira as principais vantagens de ter uma conta digital na Conta Simples.
3. Blockchain
O blockchain, de maneira simples, é o agrupamento de um conjunto de informações que são conectadas por meio de criptografia. Dessa forma, é possível fazer transações e outras operações mais seguras.
O uso da tecnologia blockchain é importante para garantir que não aconteçam fraudes, tornando cada moeda rastreável desde o momento que é criada. Ela é relacionada a finanças e contabilidade desde sua essência, pois está ligada a transferência de ativos, manutenção e registro de informações financeiras.
4. Cibersegurança
A cibersegurança não é uma novidade, mas segue sendo uma tendência em 2023 já que a maioria das empresas estão migrando seus dados e sistemas para o armazenamento em nuvem.
Infelizmente, o Brasil é um dos países que mais sofre ciberataques, no contexto financeiro esse dado é ainda mais relevante. Isso porque as empresas lidam a todo momento com informações sigilosas que, se vazarem, causam um prejuízo incalculável.
5. Inteligência artificial
A adesão de ferramentas com base em inteligência artificial é uma tendência para todos os setores, então também deve ser bem aproveitada na área de finanças e contabilidade. Essa é uma tecnologia que surgiu para oferecer uma maior liberdade para que o profissional precise lidar cada vez menos com processos mecânicos e mais com decisões estratégicas.
Várias ferramentas já usam essa tecnologia e podem facilitar o seu dia-a-dia, como softwares de gestão, automação de tarefas ou canais de atendimento.
6. Score de crédito
Outra tendência financeira que está chegando no Brasil em 2023 é o score de crédito, ou seja, a possibilidade do usuário construir o próprio limite do cartão de crédito na instituição financeira de preferência. Essa modalidade também pode ser chamada de Secured Card.
Essa é uma prática muito adotada no exterior, principalmente para quem está começando agora com o crédito ou para quem precisa reconstruir uma relação positiva com os bancos. O cartão de crédito com construção de limite pode ser feito tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.
Neste conteúdo, apresentamos as principais tendências para finanças e contabilidade de 2023 e algumas mudanças previstas para este ano. Como vimos, é um ano em que a tecnologia e inovação vão tomar a frente mais uma vez, principalmente no setor de crédito e pagamentos.
Este ano também será de mudanças na Conta Simples, com novas oportunidades para a sua empresa. Em breve, você vai saber por quê.
Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as novidades em primeira mão!
