A realização da conciliação bancária pode ser um verdadeiro pesadelo para algumas empresas. Além da checagem de todas as transações e consumir um bom tempo do financeiro, o processo envolve a necessidade de verificação de comprovantes de custos, despesas e uma corrida constante para encontrar as famosas “notinhas” dos gastos.
Para transformar esse cenário e ajudar a solucionar esse problema, a Conta Simples lançou dentro de sua plataforma de gestão financeira a anexação de comprovantes. Por meio da funcionalidade é possível facilitar a vida do financeiro concentrando o registro de comprovantes fiscais em um só lugar.
Como funciona a anexação de comprovante?
A anexação de comprovante na plataforma da Conta Simples funciona de uma forma bem intuitiva.
A cada transação feita por um funcionário ou setor, existe a possibilidade de anexar um arquivo comprovando esse gasto. Simples, não é mesmo?
Para ajudar você nessa tarefa, segue abaixo um passo a passo de como fazer essa anexação.
Como fazer a anexação?
Com a anexação de comprovante fiscal, é possível armazenar todos os comprovantes de transações e pagamentos em um único lugar: o seu extrato!
É uma ótima forma de realizar a conciliação bancária de sua empresa.
Para anexar um comprovante, acesse o Extrato da Conta através do seu Internet Banking ou aplicativo:
- Selecione uma transação em seu extrato;
- Ao abrir os detalhes da transação, clique em “anexar” ou arraste o arquivo para a área indicada;
- Caso esteja pelo aplicativo, é possível tirar uma foto do comprovante;
- Após anexar o comprovante, ele ficará disponível para visualização ou download;
- Se quiser excluir algum comprovante, basta clicar no ícone indicado.
São aceitos os seguintes formatos de arquivo: PDF, PNG e JPEG no tamanho máximo de até 10Mb, e você poderá anexar até 2 comprovantes fiscais em cada transação do extrato.
Por que a anexação de comprovante é importante?
Uma coisa que muita gente esquece quando utiliza um cartão corporativo é que aquele gasto que está sendo realizado vai ser analisado posteriormente em uma conciliação bancária pelo financeiro.
Quem fica responsável por essa conciliação tende a ficar de cabelo em pé, já que precisa dos comprovantes fiscais para fazer esse trabalho. Ou seja, é a maior dor de cabeça para o financeiro reunir todas essas notas que comprovam os gastos.
Além de ajudar nessa questão de organização, porque todos os comprovantes das transações vão estar em um só lugar, a nova funcionalidade de anexação também ajuda o financeiro quando é preciso fazer o imposto de renda da empresa. Afinal, essa comprovação com a identificação de custos e despesas será necessária para estipular possíveis abatimentos.
Se a empresa passar por algum processo de auditoria, também não vai precisar correr desesperadamente para reunir os comprovantes fiscais necessários, já que tudo estará armazenado e organizado dentro da plataforma da Conta Simples.
Deu para perceber a importância dessa novidade e como ela contribui para uma gestão mais simples dentro da sua empresa? Se você colocá-la em prática, certamente vai ganhar mais tempo e organização no seu dia a dia. Experimente e conte para a gente os resultados!