Misturar despesas pessoais e despesas corporativas é muito comum no mundo de pequenas e médias empresas, porém os riscos que essa prática traz são muitos e em alguns casos pode até levar o negócio a falência.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para mostrar como deve ser feita a separação entre essas duas contas e a importância que isso tem para o negócio.
Nunca leve despesas domésticas para a empresa
Usar a conta da empresa para fazer pagamento do supermercado de casa, escola dos filhos, gasolina do próprio carro é uma prática que deve ser eliminado agora mesmo. E o contrário é verdadeiro, pagar uma despesa da empresa com o cartão pessoal também não pode.
Ao fazer essa separação você começa a identificar mais claramente qual é a real situação financeira do seu negócio, ao mesmo tempo que percebe qual é seu padrão de vida pessoal.
Tenha contas separadas
Nunca use a mesma conta corrente para fazer movimentações da empresa e movimentações pessoais ao mesmo tempo. Ao fazer essa separação, a empresa fica organizada financeiramente, o que facilita para pegar uma linha de crédito no banco e otimiza o processo de contabilidade.
Quando o assunto é MEI, utilizar a mesma conta é super comum, pois por lei não é necessário ter uma conta pessoa jurídica, mas do ponto de vista de gestão é extremamente recomendável separar.
A Conta Simples é a única opção no mercado focada exclusivamente em micro e pequenos empresários. Se quiser conhecer mais é só acessar nosso site.
Lucro da empresa não é salário do empresário
Muitos donos de negócio acreditam que podem retirar todo o lucro da empresa como forma de remuneração pessoal, mas isso está muito errado. O lucro da empresa é uma coisa, e a retirada dos sócios é outra, o que chamamos de pró-labore.
Com o lucro da empresa é possível definir ações que irão fazer a empresa crescer ainda mais. Algumas das ações são novos investimentos, aplicações financeiras, reservas para projetos futuros. Já o pró-labore é dedicado exclusivamente para as despesas pessoais dos sócios, como escola dos filhos, supermercado, gasolina do carro, passeios etc. Inclusive contabilmente o pró-labore pode ser considerado uma despesa de folha de pagamento, assim como o salário de todos os outros funcionários da empresa.
Ao dedicar todo o lucro do seu negócio para objetivos pessoais, você está optando por não reinvestir no seu negócio e deixar com que ele cresça ainda mais.
Utilize ferramentas de gestão
Atualmente existem diversas ferramentas de gestão que podem auxiliar a organização financeira do seu negócio. Exemplo de empresas que oferecem esse tipo de serviço com um custo acessível são Conta Azul e Omie.
Caso você não queira arcar com os custos de alguma dessas ferramentas, é possível utilizar planilhas no excel. Existem diversos modelos disponíveis na internet, com download gratuito.
Conta Digital PJ
Precisando de uma conta PJ? A Conta Simples é um conta feita exclusivamente para pequenos e médios empresários, sem taxa de manutenção e a única que oferece aplicação de saldo automática de 100% CDI. Para abrir uma conta basta pedir um convite.