A era digital trouxe para os times financeiros uma necessidade fundamental a ser trabalhada: a de adotar uma gestão em tempo real.
Com a automação, os algoritmos e a inteligência artificial cada vez mais presentes na relação entre empresas e clientes, a postura de acompanhar e monitorar as despesas vem sendo uma prática frequente e que ajuda em diversos aspectos.
Um ponto para se ter em mente é que, diante dessa realidade, é preciso estar aberto a mudanças e saber que possíveis alterações vão surgir no meio do caminho. “As coisas vão mudar o tempo todo. Inovar é testar e não sofrer. Quando os dados mostram que não alcançamos os resultados, a gente ajusta a rota e não se importa com um desejo pessoal. Quando você coloca um produto de pé, você ajusta internamente a empresa para gerar os interesses e os incentivos para que aquilo funcione da melhor forma”, afirma Diego Barreto, CFO do iFood.
Empresa ambidestra: um conceito a ser considerado na gestão em tempo real
Um conceito importante, mas que muita gente esquece quando o assunto é essa nova economia, é o conceito de empresa ambidestra, ou seja, aquela empresa que consegue transitar entre um lado mais analítico e de controle para um lado muito mais visionário e descontrolado.
“O negócio que consegue estabelecer um bom core business e consegue ter um processo de inovação constante é uma empresa que consegue exercer essa ambidestria. Isso é praticamente um mantra aqui no iFood”, explica Diego.
Segundo ele, basicamente, funciona assim: sabe o seu core business? Aquela coisa que você já entendeu a forma de vender, de crescer, de escalar e de estar tudo muito bem definido? Aí tem que ser analítico e ter controle. Sabe aquele outro lado mais inovador e que ainda segue os primeiros passos? Aí é possível ter uma postura mais liberal. Se está começando a escalar, é preciso aumentar um pouquinho o controle e entender que provavelmente você não vai inovar mais tanto nesse aspecto específico.
Leia mais: A transformação digital na gestão financeira
Papo com CFO: Inovação constante – o papel do CFO na Nova Economia
Como a inovação está transformando o setor financeiro
“O time financeiro aqui no iFood enxerga o orçado e o realizado em real time. Se no core business há um problema de logística em determinadas cidades, vamos lá conversar com o responsável para verificar o que está acontecendo. É controlar sem ser chato”, lembra o CFO.
Isso é possível graças a uma gestão em tempo real que acompanha, controla e faz pequenos ajustes e testes para confirmar hipóteses quando possível. Não precisa esperar até o fim do mês com uma análise de relatórios para identificar o que precisa ser corrigido e agir focando na redução de custos e no aumento da receita.
Essa postura que envolve números e dados também gera insights valiosos e identifica processos de melhoria que aumentam a eficiência do negócio como um todo. Ela proporciona decisões mais acertadas e ágeis, que fortalecem a empresa.
Lembre-se: planejamentos são necessários, mas precisam ser revisitados a todo momento. Acompanhe as despesas e o orçamento em tempo real.
Conta Simples: a plataforma que ajuda você na gestão em tempo real
Se você entende a relevância da gestão em tempo real e ainda não sabe colocar isso em prática, fique tranquilo. Existem ferramentas disponíveis no mercado que auxiliam justamente nesse grande passo.
Uma delas é a Conta Simples, uma plataforma de gestão de despesas feita para startups que une conta corrente digital e múltiplos cartões corporativos (físicos e virtuais). Nela, é possível fazer pagamentos, enviar/receber transferências com segurança e ainda visualizar melhor todos os gastos da empresa em um só lugar (com despesas categorizadas e que aparecem em extratos bancários organizados).
Ela permite que o time financeiro tenha mais controle e não perca tempo com burocracia, e que a empresa trabalhe com muito mais autonomia.
Tudo isso em tempo real e na palma da mão.
Principais funcionalidades:
-
- Conta corrente completa – internet banking e app;
- Múltiplos cartões corporativos (virtuais e físicos);
- Realização de pagamentos – inclusive boletos em lote;
- Alçada de aprovação de pagamentos;
- Múltiplos perfis de acesso (gestor, usuários de cartão, contador/BPO);
- Realização e recebimento de transferência via TED e PIX;
- Rentabilidade de 100% do CDI;
- Exportação de extrato em PDF, OFX e XLS;
- Saque disponível em toda a rede de bancos 24 horas.