A nova onda da publicidade online chegou e tem nome: retail media. Após o crescimento meteórico do e-commerce com a pandemia, chegou a vez de os marketplaces mostrarem seu potencial na ampliação de possibilidades de divulgação de marcas e produtos com tráfego pago.
Se você ficou curioso para saber mais sobre a relevância dessa prática e como o mercado tem encarado o retail media, não pode perder as explicações desse post, que também conta com as perspectivas de dois gigantes que atuam no varejo.
Pronto para começar?
O que é retail media?
Antes de qualquer coisa, é muito importante compreender o conceito de retail media, que nada mais é que a prática de utilizar em sites e aplicativos de varejistas anúncios online patrocinados por marcas e empresas.
Ou seja, são anúncios que as marcas inserem em marketplaces com o objetivo de aumentar a visibilidade de seus produtos ou serviços e, consequentemente, aumentar suas possibilidades de venda junto ao consumidor final.
Para que a venda aconteça, existe todo um ecossistema envolvido: os varejistas oferecem as marcas para os consumidores, e isso acontece tanto por meio de agências quanto por meio das próprias marcas que desenvolvem esses anúncios.
Qual é a importância do retail media nos dias de hoje?
Como é possível perceber, a estratégia de retail media proporciona ganhos para ambas as partes, certo?
Para os varejistas, é uma nova forma de desenvolver receita, já que as marcas pagam para vincular esse tipo de anúncio.
Para as marcas, é mais uma alternativa para aumentar sua visibilidade e seus pontos de contato com o consumidor. Com a ajuda da tecnologia, elas conseguem exibir seus produtos e serviços para um público maior e até mesmo mais qualificado.

As vantagens acabam sendo uma exposição maior da marca em mais um ambiente digital, gerando ainda mais dados e possíveis insights e um controle maior para garantir que os anúncios não atrapalhem a experiência do consumidor em sua jornada de compra.
Como funciona na prática?
Atualmente, os anúncios de retail media podem ser posicionados de duas formas:
- native: apresentam formato parecido ao de outros produtos obtidos no resultado da pesquisa, mas que são identificados como “sponsored” ou “patrocinado”, não prejudicando a experiência do usuário. Chama bastante atenção do consumidor;
- display: têm diferentes formatos e podem aparecer em diferentes posições pois são aqueles anúncios na forma de banners, na rede de display do Google.
O primeiro passo para colocar os anúncios de retail media rodando é conhecer muito bem o público do negócio e o comportamento desse tipo de consumidor.
“Podemos notar que o comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos anos. Hoje, temos 70% das buscas acontecendo dentro dos e-commerces. Estudos mostram que quem anuncia com dados em mãos pode ter um resultado melhor em três vezes o valor do investimento”, afirma Fabiana Manfredi, diretora de mercado ads do Mercado Livre.
Ela ainda completa: “somos uma grande biblioteca de insights (pré, durante e pós-venda) para o entendimento do consumidor e mapeamento de oportunidades”.

Dica para quem está começando
De acordo com as especialistas, quem está começando deve ficar de olho em alguns pontos. “É muito importante saber qual é o objetivo e que informações principais em termos de KPIs se desejam analisar”, destaca Célia Goldstein, general manager da Amazon Advertsing Brazil.
O apoio na hora de colocar a mão na massa também é dado. “Temos uma série de webinars que orientam os vendedores como fazer publicidade dentro da plataforma que pode ser facilmente acessada. É bem didático e mais simples que a mídia programática”, reforça Fabiana.
Outro ponto essencial nessa dinâmica é considerar que os custos para operar nesse tipo de mídia cabem em todos os bolsos, sendo possível para empresas de todos os portes. “Com certeza, cabe para todo mundo, todo o tipo de seller com objetivos diferentes. Conseguimos pensar em uma plataforma bastante intuitiva, além de contarmos com uma estrutura para dar apoio que ouve bastante quem a utiliza para otimizar oportunidades”, revela Celia.
Fonte: Fórum E-commerce Brasil 22, painel Retail Media – Ads: a jornada na ótica do anunciante no marketplace para ajudar o seller a vender mais, com Célia Goldstein, general manager da Amazon Advertsing Brazil, e Fabiana Manfredi, diretora de mercado ads do Mercado Livre