RAIO-X: NG.CASH
- Setor: Serviços financeiros
- Tamanho: 0-50 funcionários
- Rodadas de investimento: Rodada Seed
- Stack financeiro: Conta Azul, Conta Simples e plataforma própria
Fundada em 2021, a NG.CASH nasceu em um setor de rápida transformação nos últimos anos, com o objetivo de bancarizar a geração Z, uma geração que vem tendo cada vez mais participação no mercado e mais conexão com o mundo digital, mas ainda sem acesso a meios de pagamentos digitais próprios, como PIX e cartão.
A fintech que atua no mercado de teen banking já acumula mais de 600 mil clientes em menos de 18 meses desde o lançamento oficial do seu MVP, que foi o Neagle Bank, o primeiro banco digital para adolescentes do Brasil criado por um Youtuber. Nascida no campus da PUC-Rio por seus ex-alunos, a NG.CASH já conta com 30 funcionários.
Quando sua história começou a ser escrita, um dos grandes problemas enfrentados era conseguir abrir uma conta corrente empresarial e ter um cartão para fazer os pagamentos necessários.
Ao bater na porta dos bancos tradicionais, muitos empecilhos eram colocados, dificultando o processo e transformando tudo em uma verdadeira saga. “Quando o Mario (CEO da NG.CASH) avisou que tinha conseguido resolver isso, nem dava para acreditar. Do dia para a noite, ele abriu a conta para a empresa na Conta Simples, mandou tudo online e, no dia seguinte, já tinha cartão virtual para todo mundo”, lembra Petrus Arruda, Chief Operating Officer (COO) e cofundador da NG.CASH.
O desenrolar da parceria também chamou atenção do diretor de operações, com um atendimento próximo e personalizado e o cuidado de buscar soluções ágeis em um mundo que cada vez mais demanda velocidade. “A gente estava estruturando o time financeiro do zero, fazendo reports para investidores, conciliando as despesas, contratando plataformas, e o processo com a Conta Simples foi super fluido. É muito legal ver a relação que construímos, tanto como clientes quanto empreendedores do mesmo setor”, destaca Petrus.
No financeiro, Arruda tem a ajuda de analistas financeiros, que cuidam diariamente das conciliações de saldo e dos pagamentos. Contadores também dão suporte às atividades, fazendo um trabalho externo mais operacional.
“Basicamente, usamos as famosas planilhas para os controles internos e temos ERPs, como a Conta Simples e a Conta Azul, para otimizar os processos”, afirma Guillermo Aiex, analista financeiro da NG.CASH.
Uma plataforma feita para startups
Além do contato mais fácil e próximo no relacionamento com o cliente, outro diferencial apontado por Petrus é a tranquilidade do uso dos cartões da Conta Simples. “Como a NG.CASH é uma empresa voltada para o público Business to Consumer (B2C) e é o maior banco para a geração Z, nossos clientes estão muito nas redes sociais. Rodamos anúncios em todas as plataformas e segmentamos cada plataforma com um cartão. A facilidade de ter um cartão virtual para isso é muito boa, uma mão na roda”, comenta.
“Ela é a nossa mão direita automática. O que a gente pode confiar que vai rodar e vai estar lá. Utilizamos para quase todos os meios de pagamento, porque funciona melhor que o banco tradicional”, completa Guillermo.
Os benefícios aparecem também no dia a dia, com as notificações de transferências compartilhadas com as pessoas da equipe. “É essa praticidade e velocidade que tem tudo a ver com a gente que trabalha com esse meio de startup. Acho que a Conta Simples busca bastante isso e tem bastante sucesso nessa parte. Saber que tenho tudo isso me dá muito mais tranquilidade de trabalhar”, conclui o analista financeiro.