O Open Banking já está batendo à porta e dá sinais de que vai revolucionar o sistema bancário brasileiro. Para as empresas, o novo modelo trará melhorias significativas para a gestão das empresas e transformará a forma com que lidamos com os ERPs. Neste texto, você descobre mais sobre o assunto.
O que são ERPs?
“Muitas pessoas desconhecem o que significa um ERP. Mas, basicamente, é um software que está gerando a gestão e o controle inteiro da empresa”, explica Albert Morales, diretor geral da Belvo. O conjunto de letras é a sigla da expressão estrangeira Enterprise Resource Planning. No Brasil, os ERPs são sinônimos de um sistema integrado de gestão empresarial.
Morales explica que esses softwares estão cada vez mais eficientes. As empresas maiores, que já utilizam o sistema há mais tempo, vivem uma etapa de modernização. Enquanto isso, pequenas empresas estão na fase de adoção dos ERPs.
ERPs e Open Banking
“Deixaremos de falar ERP e falaremos diretor financeiro no bolso, alguma coisa assim”, prevê o diretor geral da Belvo. É que, com a chegada do Open Banking, novas oportunidades surgem no mercado financeiro: Morales fala de fintechs que trazem novos contornos para os ERPs. Um exemplo colocado é o da Conta Simples, que traz softwares de gestão das despesas corporativas associados a serviços financeiros como a conta corrente e os cartões corporativos.
Gestão empresarial em tempos de Open Banking
Albert Morales chama atenção para o tempo perdido nas empresas com tarefas administrativas e pouco estratégicas. Com o sistema aberto, a tendência é que o perfil do gestor financeiro seja menos operacional e ele estará mais próximo da decisão.
Afinal, a tendência é que surjam mais ferramentas de automação e análise avançada de dados com o Open Banking.
Papo com CFO
As implicações do Open Banking na gestão empresarial e nos ERPs foram discutidas por Albert Morales e pela host da noite, Cinthia Liduário, consultora da Movile e fundadora da WeDancin. A conversa aconteceu na última quarta-feira, dia 01 de setembro. Para conferir o conteúdo na íntegra, basta dar o play.