Em funcionamento desde 2020, o Pix para empresas e pessoas físicas trouxe muita praticidade à rotina dos brasileiros, desburocratizando as transferências de dinheiro entre pessoas e pessoas, pessoas e empresas e, claro, empresas e empresas.
Justamente por essa razão, a ferramenta logo se popularizou, passando a ser bastante utilizada pela sociedade em geral, sobretudo, por conta da ausência de taxas de transferência entre pessoas físicas e de pessoas para empresas.
Com esse recurso, os negócios também passaram a contar com mais uma opção de pagamento além das modalidades tradicionais, como boleto, cartões corporativos e etc.
Porém, quando falamos de Pix PJ, diferentemente das vantagens oferecidas para pessoas físicas, existem algumas particularidades que podem levantar questionamentos sobre os reais benefícios para os negócios, como o Pix gratuito, que não é oferecido por todos os bancos.
Para esclarecer as dúvidas sobre essa modalidade de pagamento, reunimos neste guia definitivo todas as informações que você precisa saber.
Continue a leitura!
O que é Pix?
Pix é uma modalidade de pagamentos anunciada pelo Banco Central em fevereiro de 2020, que possibilita transferências de dinheiro e pagamentos em tempo real e sem taxa (para pessoas físicas), entre qualquer instituição financeira.
Diferentemente de outros métodos de transferência, como o TED e o DOC, por exemplo, que possuem algumas limitações de horário e taxas para completar as transações, o Pix pode ser realizado de forma simples, ágil e segura, em qualquer dia da semana e em qualquer horário.
Com esse recurso, os valores transferidos ficam disponíveis na conta do beneficiado quase instantaneamente, trazendo muito mais comodidade aos usuários.
Como funciona o Pix para empresas?
O Pix para empresas possui as mesmas funcionalidades que as oferecidas para as pessoas físicas. Mas, existem alguns aspectos dessa modalidade que diferenciam os serviços. Vamos conhecê-los!
Primeiramente, precisamos deixar claro que não existem restrições quanto ao tipo de pessoa jurídica para o cadastro no Pix para empresas. Portanto, todos os CNPJs podem habilitar o recurso, desde microempreendedores individuais (MEIs), até grandes negócios.
Em relação à cobrança de taxas sobre as transações realizadas via Pix para empresas, as regras do Banco Central determinam que a ferramenta seja gratuita para MEIs e empresários individuais, com exceção de alguns casos, como, por exemplo, quando há envio de dinheiro por uma venda comercial.
Entretanto, para pessoas jurídicas que não se enquadram nessas duas modalidades, o recebimento e envio de Pix podem estar sujeitos a taxas, a depender da instituição financeira. Vamos abordar o tema mais adiante.
Quem pode usar o Pix?
Qualquer organização, seja ela de pequeno ou grande porte e independentemente do segmento de atuação, pode utilizar o Pix para empresas. Só é necessário possuir uma conta PJ ou carteira digital vinculada a um banco ou instituição financeira, que ofereça a solução.
Dessa forma, é possível enviar e receber dinheiro entre:
- Entre pessoas físicas e pessoas jurídicas;
- Entre empresas;
- Entre empresas e órgãos do governo.
Chaves Pix PJ
Para a sua empresa aproveitar todos os benefícios do Pix PJ, ela precisa primeiro criar uma chave. O cadastro no Pix é gratuito e pode ser realizado por meio do aplicativo ou Internet Banking de sua instituição financeira.
Abaixo, listamos as opções de “chaves” para o Pix PJ:
- CNPJ;
- Endereço de e-mail;
- Número de celular;
- Combinação de letras e números gerada de forma aleatória.
Na modalidade voltada às organizações, é possível fazer o cadastro de até 20 chaves para receber e enviar pagamentos, desde que uma mesma chave não seja utilizada em instituições financeiras diferentes.
Dessa forma, a empresa que cadastrou seu CNPJ como chave em um banco, por exemplo, não pode utilizá-lo novamente em outro.
Tipos de pagamentos via Pix
Agora que entendemos melhor o conceito de Pix PJ, como solicitar e quem tem direito, chegou a hora de aprofundarmos o conhecimento nos tipos de pagamento que podem ser realizados com esse recurso e que podem tornar o dia a dia da sua empresa ainda mais prático.
Pix em lote
Na prática, o Pix em lote centraliza várias transações individuais em uma só. Na Conta Simples, por exemplo, isso é realizado por meio de planilhas que são importadas na plataforma. Cada linha da planilha representa uma transação a ser realizada na operação.
Prático, não? O Pix em lote é uma excelente alternativa para as empresas que, normalmente, investem muito tempo organizando e realizando múltiplas transações individuais, desde o pagamento de contas, até transferências de dinheiro para funcionários e fornecedores.
Pix cobrança
Nesse tipo de pagamento, a empresa gera um QR Code, que será utilizado para o pagamento. Nele, além do valor da transação, a empresa pode inserir a data de vencimento e multas e juros, caso o pagamento da cobrança seja feito em atraso.
Vale ressaltar que o Pix Cobrança também pode ser integrado ao boleto bancário tradicional, constituindo mais uma possibilidade de pagamentos para os usuários.
Esse tipo de pagamento facilita a gestão financeira da empresa e o dia a dia de quem trabalha com pagamentos em grande quantidade.
Pix Saque e Pix Troco
O Pix Saque possibilita que o usuário realize saques em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, além de postos bancários.
Isso significa que o usuário do Pix Saque pode realizar saques de dinheiro em uma farmácia, loja de departamento ou caixa eletrônico, por exemplo.
O Pix Troco, por sua vez, é relacionado a uma transação comercial ou prestação de serviço. Na prática, isso significa que o usuário pode realizar uma compra num valor X e dar o valor a mais via Pix, para receber o troco em dinheiro.
QR Code Pix
O QR Code Pix é uma alternativa prática para os clientes de um estabelecimento, uma vez que basta ele escanear o QR Code gerado para realizar o pagamento da compra, sem precisar preencher os dados da chave no aplicativo do banco manualmente.
Assim como a operação realizada via chave, o estabelecimento recebe o dinheiro em poucos segundos após a realização do pagamento pelo QR Code Pix.
Com o QR Code Pix também é possível usar o Pix copia e cola, que permite que um código enviado seja transformado em link para pagamento.
Ou seja, o Pix copia e cola transforma todos os dados da imagem em um código, que pode ser copiado e colado no aplicativo do seu banco para que a transação desejada seja realizada.
Pix estático
O QR Code Pix estático nada mais é que um código que pode ser utilizado para várias transações.
Isso quer dizer que, caso o estabelecimento tenha um valor fixo a receber regularmente, ele pode gerar um único código para ser utilizado repetidas vezes.
Pix dinâmico
Também conhecido como Pix Cobrança, o QR Code Pix dinâmico é aquele gerado por cada venda. Dessa forma, em vez de emitir um boleto bancário, o estabelecimento gera um QR Code.
Pix versus outros tipos de pagamentos
O Pix para empresas pode ser mais vantajoso para os negócios. Confira os principais benefícios dessa modalidade de pagamento
Diferenças entre Pix, TED e DOC
Em resumo, as principais diferenças entre essas três modalidades de pagamentos são as seguintes:
- O TED tem limitações de horário e dia, que determinam que as transferências só sejam realizadas, de segunda à sexta, até 17h. Isso significa que valores enviados depois desse horário só serão realmente transferidos no dia útil seguinte;
- Assim como o TED, o DOC possui as mesmas limitações, estipulando, ainda, um limite de R$ 4.999,99 por transação;
- Já o Pix pode ser realizado em qualquer dia e horário, com o depósito do valor sendo feito de forma instantânea, sem burocracia. Além disso, de forma geral, não há limite máximo para os envios de dinheiro feitos via Pix, já que o valor pode ser ajustado pelo titular da conta.
Pagamento via Pix ou boleto: Qual o melhor?
O Pix para empresas traz inúmeras comodidades, como rapidez nas transações, baixo custo e segurança. Mas uma dúvida que pode ficar é: o Pix substitui o boleto?
Para muitas empresas, o boleto ainda continua sendo um método de pagamento bastante utilizado. Isso porque ele também traz diversas vantagens, como, por exemplo:
- Cobrança de juros e multas no vencimento;
- Facilidade no pagamento, já que o boleto pode ser pago em diversos; estabelecimentos comerciais, sem necessitar que o pagador tenha uma conta bancária;
- Credibilidade, pois muitos clientes ainda se sentem mais seguros em pagar com boleto do que preencher seus dados de cartão de crédito em um site, por exemplo;
- Possibilidade de descontos para o pagador, caso o boleto seja pago com antecedência.
Mas, quais são as desvantagens do boleto em relação ao Pix?
As duas principais desvantagens do boleto bancário em relação ao Pix são:
- A demora para o pagamento cair na conta, pois a confirmação da transação pode demorar até três dias úteis, o que pode impactar na entrega de produtos ou serviços;
- Desistências, já que o comprador pode refletir após a emissão do boleto se quer realmente finalizar a compra ou não.
Cartão de crédito ou Pix?
Empresas que aceitam pagamentos via cartão de crédito possuem vantagens semelhantes às do Pix, como a redução da inadimplência, já que, quando o cliente realiza a compra no estabelecimento com o cartão, a empresa que realizou a venda terá a garantia de receber o dinheiro, mesmo que ele deixe de pagar a fatura do banco ou operadora do cartão.
Esse fator propicia, portanto, a previsibilidade do fluxo de caixa, já que a empresa tem a certeza de que o valor será depositado.
Porém, uma das principais desvantagens do uso de cartões são as taxas administrativas cobradas pelas operadoras, que podem variar de 2% a 3,5%, trazendo impactos na margem de lucro da empresa.
Outra desvantagem do cartão é a redução do capital de giro, já que a empresa demora a receber o valor pelos produtos vendidos, com um prazo de pagamento que pode levar mais de um mês.
Por último, mas não menos importante, outra inconveniência do uso de cartões de crédito é a segurança, já que não é raro nos depararmos com casos de fraude e clonagem de cartões, que podem trazer dores de cabeça para as empresas.
Quanto posso transferir e receber via Pix?
As limitações quanto ao envio do Pix variam de acordo com o horário, a instituição financeira e o relacionamento com o cliente.
Normalmente, entre 6h e 20h, é possível transferir 100% do limite diário ou mensal da conta, desde que haja saldo disponível.
Vale ressaltar que esse limite máximo é determinado pela própria instituição financeira e não pode ser menor que o estabelecido para transferências via TED.
No entanto, para as transferências realizadas entre 20h e 6h, o valor máximo é de R$1.000,00 reais, para contas pessoa física e MEI.
Existe Pix gratuito para empresas?
As transações feitas em Pix para empresas podem apresentar taxas, que serão definidas pela instituição financeira.
Para a maioria dos bancos tradicionais, é cobrada uma taxa que pode variar de R$0,99 a R$9,90. Porém, esse valor pode mudar, de acordo com as regras de taxação para cada caso.
Na Conta Simples, o grande diferencial é o Pix gratuito. Ou seja, as empresas podem fazer as transações utilizando essa modalidade de pagamento sem pagar por isso.
Pix PJ é seguro?
O Banco Central garante a segurança de utilização do Pix por pessoas físicas e empresas, tanto quanto TED e DOC, já que segue as mesmas medidas de segurança, como:
- Sigilo bancário sobre as operações financeiras;
- Autenticação, ou seja, os bancos solicitam a confirmação de identidade do cliente antes de qualquer transação;
- Criptografia, que protege informações privadas, com o intuito de impedir que informações da empresa sejam interceptadas.
Quais os benefícios do Pix para empresas?
De modo geral, o Pix para empresas é um método bastante vantajoso aos negócios.
Isso porque, com ele, as operações de envio e recebimento de dinheiro se tornam muito mais fáceis e imediatas, já que podem ser realizadas 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, com o dinheiro caindo na conta quase em tempo real.
Sem contar que as transações podem ser realizadas em qualquer lugar e entre qualquer instituição financeira, melhorando bastante a experiência de compra do cliente. Se a sua instituição financeira oferecer o Pix gratuito, tudo isso é uma operação sem custos.
Além disso, o Pix para empresas é um método bastante seguro, contando com os mesmos padrões de segurança oferecidos por métodos tradicionais, como TED e DOC.
E você? Já adotou essa modalidade de pagamento na sua empresa? Sabia que na Conta Simples o Pix não possui tarifas? Conheça a plataforma e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.