Raio-x do CFO da nova economia

Entenda como a nova economia está transformando o perfil do CFO, esse líder executivo da área...

A gestão financeira está mudando. E, com ela, o líder executivo também muda. Estratégico como sempre, o CFO, agora, precisa se adaptar à era digital e aos desafios e oportunidades da nova economia.

Nesse cenário, quais são as habilidades técnicas e comportamentais que precisarão ser desenvolvidas? Para aqueles que almejam se tornar um CFO, quais são as demandas impostas pelo novo contexto?

Conversamos com a CFO do Grupo InPress, Elisangela Almeida, para entender melhor qual é o perfil do líder executivo das finanças da nova economia. Entenda:

Quem é o CFO brasileiro

De acordo com a pesquisa O Perfil do CFO no Brasil 2021, realizada pelo Insper em parceria com a Assetz, o diretor executivo das finanças é majoritariamente homem e graduado em Administração, Economia ou Engenharia. Ainda de acordo com o levantamento, esse profissional tem, em média, 47 anos, sendo que 20 desses anos são de experiência em finanças. 

idade do cfo
Fonte: Assetz

Mas, para destrinchar o perfil do Chief Financial Officer, o CFO, é preciso, antes, refletir sobre as particularidades desse papel de acordo com o contexto organizacional. É que, a depender do seu estágio ou porte, uma empresa vai precisar de profissionais com habilidades técnicas e comportamentais diferentes.

O CFO da multinacional

Segundo a CFO do Grupo InPress, em uma multinacional com sede em outro país, o CFO brasileiro se dedicará, principalmente, a três áreas:

  • reporting;
  • gestão de pessoas; 
  • suporte ao negócio.

Isso significa, segundo Almeida, que uma parte significativa das decisões é tomada na sede, e cabe ao líder das finanças no Brasil garantir que os decisores tenham informações financeiras concretas e atualizadas sobre o país. 

É dever desse CFO assegurar que seu time esteja alinhado com os objetivos da empresa, cuidando dos processos financeiros e, é claro, das pessoas. 

O gestor financeiro das médias e grandes empresas

Elisangela Almeida explica que se encaixa nesse grupo, na condição de CFO de uma média empresa. Segundo ela, nesse cenário, o líder executivo das finanças “precisa ser hands on”, conta. 

“Eu sou a Head, toda decisão de investimento, decisão de metas, OKRs, planejamento estratégico, definição de política regras, está tudo comigo”, lista. Ainda de acordo com ela, o CFO é braço direito do CEO como “guardião do templo”, ou seja, uma referência da cultura da empresa. 

O líder financeiro precisa gerir todas as demandas do seu time, desde a elaboração dos livros contábeis à contabilidade fiscal, passando pelo planejamento. Mas a prioridade do time de finanças é gerar inteligência para o negócio. 

“É ajudar as áreas de negócios a fazerem uma cotação, ajudar a perceberem uma oportunidade, momento de investimento, interpretar as peças contábeis e gastar o tempo fazendo análises para garantia da continuidade, para garantir a perenidade da empresa”, explica.

O CFO das startups

“Na startup, o CFO mata um leão por dia”, brinca Elisangela Almeida, CFO do Grupo InPress. É que nessas empresas inovadoras e jovens, o gestor financeiro precisará estruturar a área de finanças, criando alguns processos para ter certeza de que a startup poderá aproveitar oportunidades e evitar gastos desnecessários. 

“Precisa ser mais hands on também, de perfil controladoria no início. É um momento em que você precisa ter os dados, estruturar uma contabilidade para ter informações”. Com dados em mãos, o CFO poderá preparar a casa para a atração de investimentos: “O foco é controladoria para evitar gastos desnecessários e para montar um balanço que será apresentado para os bancos, investidores etc.”, conclui Elisangela Almeida.

Conclusão

Com a transformação digital em curso e a nova economia, o perfil do CFO está em constante alteração. O que certamente não mudará é a sua posição estratégica para qualquer negócio, independentemente do setor e estágio da organização. 


Para se preparar para todas as mudanças, o profissional das finanças precisa ser adaptável e, sobretudo, estar sempre atualizado em relação ao mercado.

Uma opção é assinar newsletters semanais para ter acesso aos principais destaques de forma rotineira. A Gestão Simples é uma newsletter pensada para os gestores financeiros e traz análises de mercado, entrevistas e notícias. Assine aqui.

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Marketing e Vendas

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa