Cofundador da Remessa Online fala sobre aquisição pelo Ebanx e momento atual da empresa

Veja quais serão os próximos passos da Remessa Online depois de ter sido adquirida pelo Ebanx.

Se você acompanha o noticiário financeiro, deve ter visto que o Ebanx, principal plataforma de pagamentos na América Latina, adquiriu a Remessa Online, uma fintech que ajuda pessoas e empresas a enviar e a receber remessas de dinheiro do exterior, em uma grande transação, no final de 2021, que chamou atenção do mercado.

Para saber mais sobre essa aquisição, o Simplifica conversou com o cofundador e diretor de estratégia da Remessa Online, Alexandre Liuzzi, e trouxe uma entrevista com os próximos passos da empresa, seus aprendizados com a transação e dicas para líderes financeiros que estão vivenciando a experiência de um M&A (do inglês mergers and acquisitions, ou “fusões e aquisições”).

Pronto para conferir?

Blog Simplifica: Quais são os maiores desafios da Remessa Online hoje depois da aquisição feita pelo Ebanx?
Alexandre Liuzzi: A união entre Ebanx, líder em pagamentos cross-border na América Latina, e Remessa Online, principal plataforma digital brasileira de transferências internacionais, traz uma grande complementaridade aos negócios. Apesar de atuarmos no mesmo mercado, temos produtos diferentes que agora se somam. Soma-se também a forte penetração que o Ebanx tem nos países da região com a capacidade da Remessa Online de operar em mais de uma centena de países. Isso traz uma oportunidade imensa de crescimento e capilaridade dos negócios em diferentes mercados. O mais importante é explorarmos essas potencialidades para acelerar a expansão mútua das companhias agora como uma só.

cofundador da Remessa Online
Alexandre Liuzzi, cofundador e diretor de estratégia da Remessa Online

BS: O que esperar da Remessa Online para 2022?
AL: Nosso plano de crescimento desenhado para 2022 continua em execução. Ele inclui o lançamento de novos produtos para nos fortalecermos como um provedor de soluções financeiras. Acabamos de lançar o primeiro produto do ano. É uma API customizável que permite empresas parceiras acrescentarem ao seu portfólio o serviço de remessa internacional de valores, valendo-se da infraestrutura e experiência da Remessa Online. Esse produto é uma evolução do que oferecemos desde julho de 2021 a alguns clientes e que tem feito muito sucesso.  

BS: Quais foram as maiores conquistas da fintech em 2021?
AL: Certamente, foi a fusão com o Ebanx. Ela é a confirmação de que estamos no caminho certo. Mas ela não seria possível se os nossos números não fossem realmente atraentes. Fechamos 2021 com mais de R$ 10 bilhões transacionados; ampliamos fortemente nossas operações destinadas ao recebimento de investimento estrangeiro direto por startups via Remessa for Startups (produto lançado em 2020); ampliamos nossa penetração no segmento de PMEs; estamos entre as 5 maiores operações de pagamentos internacionais; e atingimos no primeiro semestre de 2021 a impressionante marca de ⅓ de market share em envios realizados por pessoas físicas. Esse conjunto de conquistas explicam um pouco do que foi 2021 para a Remessa Online.

BS: Quais foram os maiores aprendizados no processo de aquisição?
AL: Avaliar prós e contras de uma operação como esta é o segredo para um M&A de sucesso. A Remessa Online já havia recebido no passado a investida de outros interessados em nossa empresa, mas preferiu continuar executando seu plano de negócio e atraindo fundos de investimento para seguir crescendo. Essa era também uma das opções à fusão com o Ebanx. Mas nós já tínhamos um relacionamento anterior, no qual os fundadores já se conheciam e entendiam o potencial que uma união traria para as duas empresas. Dessa maneira, acreditamos que o maior aprendizado foi saber avaliar o momento pelo qual ambas as empresas passam e quais são os ganhos que uma união assim pode trazer.

BS: Quais conselhos deixaria para líderes de times financeiros que estão passando ou pretendem passar por processos de fusões e aquisições?
AL: Fusões e aquisições devem ser vistas como possibilidades para acelerar o crescimento dos negócios envolvidos em uma operação como essa. É preciso estar atento para o momento e para a oportunidade. Quem estiver fazendo um bom trabalho vai receber propostas de M&A e deve também estar de olho para propor um M&A. O ideal é aproveitar que o mercado está aquecido, que há bastante liquidez e montar a estratégia mais adequada.  

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Empreendedorismo

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa