Se você acompanha o noticiário financeiro, deve ter visto que o Ebanx, principal plataforma de pagamentos na América Latina, adquiriu a Remessa Online, uma fintech que ajuda pessoas e empresas a enviar e a receber remessas de dinheiro do exterior, em uma grande transação, no final de 2021, que chamou atenção do mercado.
Para saber mais sobre essa aquisição, o Simplifica conversou com o cofundador e diretor de estratégia da Remessa Online, Alexandre Liuzzi, e trouxe uma entrevista com os próximos passos da empresa, seus aprendizados com a transação e dicas para líderes financeiros que estão vivenciando a experiência de um M&A (do inglês mergers and acquisitions, ou “fusões e aquisições”).
Pronto para conferir?
Blog Simplifica: Quais são os maiores desafios da Remessa Online hoje depois da aquisição feita pelo Ebanx?
Alexandre Liuzzi: A união entre Ebanx, líder em pagamentos cross-border na América Latina, e Remessa Online, principal plataforma digital brasileira de transferências internacionais, traz uma grande complementaridade aos negócios. Apesar de atuarmos no mesmo mercado, temos produtos diferentes que agora se somam. Soma-se também a forte penetração que o Ebanx tem nos países da região com a capacidade da Remessa Online de operar em mais de uma centena de países. Isso traz uma oportunidade imensa de crescimento e capilaridade dos negócios em diferentes mercados. O mais importante é explorarmos essas potencialidades para acelerar a expansão mútua das companhias agora como uma só.
BS: O que esperar da Remessa Online para 2022?
AL: Nosso plano de crescimento desenhado para 2022 continua em execução. Ele inclui o lançamento de novos produtos para nos fortalecermos como um provedor de soluções financeiras. Acabamos de lançar o primeiro produto do ano. É uma API customizável que permite empresas parceiras acrescentarem ao seu portfólio o serviço de remessa internacional de valores, valendo-se da infraestrutura e experiência da Remessa Online. Esse produto é uma evolução do que oferecemos desde julho de 2021 a alguns clientes e que tem feito muito sucesso.
BS: Quais foram as maiores conquistas da fintech em 2021?
AL: Certamente, foi a fusão com o Ebanx. Ela é a confirmação de que estamos no caminho certo. Mas ela não seria possível se os nossos números não fossem realmente atraentes. Fechamos 2021 com mais de R$ 10 bilhões transacionados; ampliamos fortemente nossas operações destinadas ao recebimento de investimento estrangeiro direto por startups via Remessa for Startups (produto lançado em 2020); ampliamos nossa penetração no segmento de PMEs; estamos entre as 5 maiores operações de pagamentos internacionais; e atingimos no primeiro semestre de 2021 a impressionante marca de ⅓ de market share em envios realizados por pessoas físicas. Esse conjunto de conquistas explicam um pouco do que foi 2021 para a Remessa Online.
BS: Quais foram os maiores aprendizados no processo de aquisição?
AL: Avaliar prós e contras de uma operação como esta é o segredo para um M&A de sucesso. A Remessa Online já havia recebido no passado a investida de outros interessados em nossa empresa, mas preferiu continuar executando seu plano de negócio e atraindo fundos de investimento para seguir crescendo. Essa era também uma das opções à fusão com o Ebanx. Mas nós já tínhamos um relacionamento anterior, no qual os fundadores já se conheciam e entendiam o potencial que uma união traria para as duas empresas. Dessa maneira, acreditamos que o maior aprendizado foi saber avaliar o momento pelo qual ambas as empresas passam e quais são os ganhos que uma união assim pode trazer.
BS: Quais conselhos deixaria para líderes de times financeiros que estão passando ou pretendem passar por processos de fusões e aquisições?
AL: Fusões e aquisições devem ser vistas como possibilidades para acelerar o crescimento dos negócios envolvidos em uma operação como essa. É preciso estar atento para o momento e para a oportunidade. Quem estiver fazendo um bom trabalho vai receber propostas de M&A e deve também estar de olho para propor um M&A. O ideal é aproveitar que o mercado está aquecido, que há bastante liquidez e montar a estratégia mais adequada.