Montar um time financeiro em uma startup é uma tarefa que pode não ser tão simples quanto parece, já que se trata de um departamento bem estratégico e que tem um peso grande no crescimento do negócio.
A contratação de gente boa e adequada pode significar um bom investimento, com alta capacidade de gerar ROI em um cenário de muita velocidade, por isso é preciso ter cuidado com o processo.
O modelo blitzscaling e o crescimento de uma startup
Antes mesmo de falar sobre o financeiro, é importante entender como funciona a formação dos times em geral em uma startup.
O modelo blitzscaling, criado pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, mostra que uma startup deve focar em cada uma de suas fases de crescimento em escala.
Enquanto ela cresce, suas rotinas e formas de trabalho também sofrem mudanças. Conforme a demanda aumenta, os times, os clientes, a estrutura e a receita também vão se expandindo.
A escala pode ser dividida em cinco fases:
- Família;
- Tribo;
- Vila;
- Cidade;
- Nação.
Existe, portanto, uma relação entre a receita do negócio e a quantidade de funcionários necessários para fazer tudo acontecer.
Em cada estágio, as percepções vão mudando e acompanhando o ritmo de crescimento. Assim, o time vai ganhando um maior número de pessoas.
“Uma startup busca pessoas com vontade de fazer a diferença, que são ousadas, que pensam sempre na inovação e no que pode ser feito de maneira diferente. Além disso, uma startup em amplo crescimento precisa de pessoas que tenham fácil adaptabilidade às mudanças e que queiram crescer rápido na carreira”, destaca Bruno Martins, responsável pelo time de Pessoas da Conta Simples.
Qual é o perfil do profissional do financeiro em uma startup
Como deu para perceber, a cada rodada de investimento é possível ter uma nova percepção de crescimento.
Por isso, o profissional que trabalha no financeiro de uma startup precisa ser flexível e entender que as coisas mudam a todo momento.
“Sempre digo que trabalhar no financeiro de uma startup é como trabalhar em um canteiro de obras, executando diferentes tarefas e colocando em perspectiva o crescimento do negócio para atingir os objetivos”, afirma Roberto Trevisan, CFO da Quanto.
Outro ponto de atenção que acaba sendo relevante no recrutamento e seleção do time financeiro é pensar a longo prazo. “Quando estou em busca de um profissional, procuro contratar pessoas que tenham experiência em áreas que serão nossos próximos passos. Além disso, também busco pessoas que estão dispostas e com vontade de construir algo interessante e de impacto na vida de outras pessoas”, explica Trevisan.
A capacidade de testar e aprender com os erros também é demandada, afinal, pequenos testes podem trazer respostas rápidas e a verificação de hipóteses relevantes para o negócio.
Assim, é preciso entender a importância da agilidade e da velocidade para mudar de rumo, dependendo de como as coisas estão caminhando.
Quais são os profissionais essenciais para o financeiro em uma startup
Mesmo tendo essa perspectiva do modelo blitzscaling, alguns profissionais acabam sendo essenciais nos times financeiros de uma startup.
“Profissionais de contas a pagar e a receber, controladoria, orçamento e planejamento financeiro são fundamentais para que a startup tenha um crescimento financeiramente sustentável”, destaca Martins.
Leia mais: Carolina Strobel, da Redpoint eVentures, assegura: “o papel do CFO é hands on”
Como montar um melhor financeiro em uma startup
A ideia de montar um time financeiro dos sonhos em uma startup esbarra em uma questão extremamente determinante: a cultura vivida na empresa.
A contratação dos melhores profissionais pode estar justamente no fato de atrair aqueles que possuem um maior fit cultural, ou seja, um alinhamento entre os valores da empresa e do candidato.
Com isso em mente, fica fácil perceber que não adianta contratar pessoas com os melhores currículos se elas não possuem comportamentos compatíveis com os valores da empresa.
Resumindo
A formação de um time financeiro em uma startup deve ser encarada de uma maneira bem estratégica, porque pode impactar significativamente o crescimento do negócio.
Nos dias de hoje, o mercado de trabalho exige que o profissional dessa área tenha bastante flexibilidade e clareza para entender que as coisas mudam a todo momento, por isso é necessário se adaptar rapidamente a novos cenários e fazer testes, não tendo medo dos erros que possam cruzar o caminho.
Para que se alcance um crescimento financeiramente sustentável, profissionais que acabam sendo fundamentais no time financeiro em uma startup são os de contas a pagar e a receber, de controladoria, de orçamento e de planejamento financeiro.
Mas, é sempre bom tentar garantir que exista um alinhamento de valores entre empresa e candidato para que os trabalhos fluam da melhor forma possível dentro do departamento e gerem mais retorno para a empresa.