Carolina Strobel, da Redpoint eVentures, assegura: “o papel do CFO é hands on”

Sócia operacional da Redpoint eVentures conta como muitos times financeiros se formam em startups e como...

“Uma das principais características de um excelente CFO (Chief Financial Officer) é ter uma excelente equipe.”

A frase acima, dita pela Carolina Strobel, sócia operacional da Redpoint eVentures, mostra os anseios de muitos times financeiros e reforça a importância de manter bons profissionais.

A ideia é que essas pessoas tenham diferentes habilidades, sejam também muito boas no que fazem e olhem para várias frentes, como tesouraria, mercado de capitais, financial planning, gestão de riscos, compliance e muitas outras áreas, dependendo do setor de atuação do negócio.

Diante disso, fica a pergunta: quando o CFO vai conseguir ter uma equipe? Se você entender as fases de crescimento de uma startup, pode ser mais fácil chegar a uma resposta para essa questão.

Fases de investimento de uma startup e o trabalho do CFO

O papel do CFO dentro de uma startup está bastante ligado ao estágio de desenvolvimento do negócio. De acordo com a fase de investimento, é possível perceber diferentes atividades em suas mãos.

  • Friends and Family: o primeiro nível de investimento de uma startup. Geralmente, trata-se daquele capital que a família ou o próprio fundador está bancando. Ou seja, monta-se uma empresa, tem-se um pequeno capital e começa a se criar o Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável (MVP).
  • Investimento-anjo ou pre-seed: nesse estágio, começa-se a ter um pouco mais de dinheiro, mas os fundadores ainda estão lutando pelo negócio. Aqui, ainda não há condições de se contratar um CFO, assim a pessoa do financeiro vai se virando como pode para fazer o trabalho.
  • Seed ou semente: na fase de capital semente, é difícil ter um CFO completamente dedicado. O que pode acontecer é o próprio fundador ter uma vertente mais analítica e assumir esse papel.
  • Série A: começo dos investidores de Venture Capital. Na série A, o CFO é necessário para analisar o quanto de dinheiro foi recebido, tomar cuidado para que esse dinheiro seja bem adaptado às necessidades da empresa e começar a chamar atenção para as próximas necessidades de capital. Ele é quem cria todo esse contexto e ajuda o CEO a prestar atenção no negócio, na parte comercial, de desenvolvimento e de marketing.

As startups podem seguir o alfabeto e se tornarem mais capitalizadas. Assim, podem conquistar um Initial Public Offering (IPO) – a abertura de capital em uma bolsa de valores – mais robusto, com um modelo de negócio que se viabilize mais.

“Geralmente, as empresas negociam tudo que elas precisam negociar, desenvolvem o produto, fecham os contratos e depois vão contratar o back office que vai dar base para ela. Nessa contratação, ela vê quais são os profissionais de que ela precisa”, ressalta Carolina.

O dinamismo do papel do CFO 

Deu para perceber que o papel do CFO em uma startup envolve um comportamento bastante dinâmico e que, muitas vezes, ele precisa atuar de formas diferentes dentro do financeiro de acordo com o estágio de crescimento do negócio, certo?

Leia mais: O papel do CFO na construção de um time financeiro eficiente
                 Como montar um melhor financeiro em uma startup

Isso acontece tanto pela falta de gente no começo – afinal, a equipe ainda está em formação – quanto para ligar os conceitos financeiros aos drivers de resultados do negócio quando a startup já está mais madura.

“É muito diferente, por exemplo, quando um CFO trabalha em uma startup da série D, que já está bem capitalizada, já sabe o seu mercado e onde ela quer atuar, procurando escalabilidade e retorno diferentes. Já existe uma equipe formada. No início, tudo é mais simples em termos de capacidade de trabalho porque não há muitos recursos”, resume Strobel.

Sendo assim, fica evidente a concentração de trabalhos distintos sob responsabilidade desse líder, que coloca bastante a mão na massa antes mesmo de ter uma equipe formada. 

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Marketing e Vendas

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa