Indicadores de Crescimento: Taxas de expansão de lucros e vendas

Os indicadores de crescimento contribuem para tornar a gestão empresarial mais eficiente, porque contém métricas, dados...

Os indicadores de crescimento contribuem para tornar a gestão empresarial mais eficiente, porque contém métricas, dados e informações que mostram o direcionamento financeiro do seu negócio. 

Também ajuda a evitar desfalques nos lucros, porque ao identificar possíveis erros, fica mais fácil de criar outras ações e estratégias que recuperem o dinheiro perdido, assim terá ciência das taxas de lucros e vendas, sobre o que vale a pena manter e o que deve ser excluído nos processos internos.

Indicadores de crescimento para observar na sua empresa:

Para conseguir descobrir os resultados dos seus indicadores de crescimento, é preciso colocar em prática os KPIs, Indicadores Chave de Performance, que apresentam o retorno de investimento, margem de lucro, vendas e taxa de receita.

ROI

O Retorno sobre o Investimento apresenta os dados e valores, que fizeram o seu lucro aumentar, quando se investe dinheiro em uma campanha, produto, serviço ou ação é esperado que o lucro seja maior que este valor, por meio do ROI é possível descobrir se você fez um bom negócio.

Deve aplicar o seguinte cálculo: 

ROI = [(Lucro Líquido – Custo do Investimento) / Custo do Investimento] x 100

Exemplo: A sua empresa decidiu investir R$ 50.000,00 na contratação de uma agência de marketing digital. Teve um lucro líquido de R$ 90.000,00. Ao aplicar a fórmula com esses valores terá o seu ROI.

ROI = [(50.000 – 90.000) / 50.000] x 100

40.000/50.000 X 100

0,8 x 100

ROI = 80%

Nesse exemplo, o ROI é de 80%, o que significa que para cada 1 real investido na campanha de marketing, a empresa obteve um retorno de 0,80 centavos a mais.

Também vale prestar atenção no período de tempo que levou para o investimento ter esse retorno. Assim consegue mesclar e montar um cronograma de ações dentro do prazo rentável.

Margem de lucro

A margem de lucro é o indicador de precificação, nele você anota os custos com fornecedores, mão de obra e logística. Posteriormente deve ser cobrado um valor que cubra esses custos e traga lucro.

Exemplo: Uma empresa de cosméticos tem o gasto de R$10,00 para fabricar um gloss labial e vende para as lojas no preço de R$60,00 e com todos os processos de entrega, embalagem, mão de obra e fornecedores gasta R$20,00 por produto.

Para fazer o cálculo e descobrir a margem de lucro, vamos levar em consideração:

  • ML = Margem de Lucro
  • C = Custos R$10,00
  • D = Despesas R$20,00
  • P = Preço do produto ou serviço R$ 60,00

Com isso definido, a fórmula para calcular a margem de lucro é a seguinte:

ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100

ML = {[60 – (10 + 20)] / 60]} x 100

ML = {[30)] / 60]} x 100

ML = {[0,5]} x 100

ML = 50%

Nesse caso, a empresa de cosméticos tem uma margem de lucro de 50% por produto. Então o preço poderá ser mantido. Vale sempre lembrar que um produto deve custear os custos e despesas de produção, para poderem ter lucro e ainda pagar uma nova fabricação do gloss.

Conheça os principais Indicadores Financeiros da empresa

CAC

É o Custo de Aquisição de Clientes, esse índice de crescimento calcula quanto uma empresa investe para conquistar uma nova conversão. Assim, poderá visualizar se está valendo a pena colocar mais dinheiro nessa estratégia ou até modificar ações para conquistar esses novos consumidores.

Esse cálculo é mais simples, vamos supor que uma empresa investe R$70.000,00 em campanhas e ações para aderir novos clientes em um evento. Digamos que conseguiram converter em 500 vendas.

CAC = investimento / número de novos clientes

CAC = 70.000,00 / 500

CAC = 14.000,00


Neste caso, o custo de aquisição de clientes foi de R$14.000,00, uma diferença muito grande, neste caso a margem de lucro foi baixa. Aí caberia a empresa tentar aumentar essa conversão com a persuasão de outros clientes que compareceram e não compraram e também calcular o LTV. 

LTV

O Lifetime Value (LTV), significa o Valor de Tempo de Vida, que identifica quanto foi deixado de investimento ao longo dos anos que consumiram o seu produto ou serviço. E para descobrir, é preciso calcular o valor médio de uma venda e o tempo de retenção.
Exemplo: José é cliente de um restaurante há 10 anos, ele sempre pede um PF de R$30,00. Mas nos últimos meses ele mudou de cidade e deixou de comprar.  Sendo assim, o cálculo fica da seguinte forma:

LTV = (Valor Médio de uma Venda) X (Média Tempo de Retenção de um cliente típico)

LTV = 30 X 10

LTV – 300

Pegamos um exemplo de um cliente fiel, quando consegue fidelizar um consumidor ele sempre dará um jeito de comprar de você. Neste caso, o Valor de Tempo de Vida do cliente com o restaurante foi de 300.

Não inserimos quantas vezes por semana ou por mês ele consumia o produto, mas foi calculado que há 10 anos ele fazia compra recorrente, sendo assim foi um bom CAC e margem de lucro para o restaurante.

Taxa de crescimento da receita

A taxa de crescimento da receita da sua empresa é calculada usando os números de receita por dois períodos. Por exemplo, em 2022 houve uma receita de R$420.000,00 e em 2023 foi de R$ 500.000,00. 

Para saber qual foi a porcentagem dessa taxa de crescimento, segue o cálculo, vamos chamá-la de TC:

TC = [(Receita ano atual – receita ano anterior)/receita ano anterior] x100

TC = 500.000,00 – 420.000,00 /420.000,00  X100%
TC = 80.000,00/420.000,00 X 100%

TC= 1,90 X 100

Taxa de crescimento = 190%

 

Esse percentual indica que a empresa teve uma taxa de crescimento superior a 100% do valor, o que é bem positivo. E assim devem ser analisados outros dados internos, como qual mês teve mais lucro, quais ações deram mais resultados e reaplicar no ano seguinte.

Quer mais autonomia financeira na sua empresa?

São várias fórmulas para levar em consideração o crescimento, desempenho, lucros, gastos e vendas da sua empresa. Por isso, quanto mais ágil forem as ferramentas utilizadas no dia a dia, mais eficiente e otimizado ficarão os seus relatórios e entendimento do time.

A sua equipe financeira pode realizar transações, acessar multi cartões corporativos, centralizar comprovantes fiscais, anexar arquivos contábeis e conferir um percentual automático das despesas, no nosso aplicativo da Conta Simples. 

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Leia também: Margem de contribuição: O que é e como calcular?

 

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