Cuidas & Conta Simples: rastreabilidade e organização nas despesas com cartão corporativo

Responsável financeiro na Cuidas, Pedro Oliveira, compartilha mudanças e vantagens do uso da Conta Simples como...

Financeiro da Cuidas detalha como era a gestão dos cartões corporativos antes e depois da Conta Simples

telas cuidas aplicadas 1 - Cuidas & Conta Simples: rastreabilidade e organização nas despesas com cartão corporativo

RAIO-X: CUIDAS

  • Setor: Saúde
  • Tamanho: 50 funcionários
  • Investimento: Series A (R$ 17M), liderada por Península Participações e Kaszek
  • Investidores-anjo: Gabriel Silva (CFO do Nubank), Gabriel Benarrós (fundador da Ingresse) e Jorge Paulo Lemann
  • Stack financeiro: ContaAzul, Vindi e Conta Simples

Pedro Oliveira chegou ao financeiro da Cuidas com um desafio daqueles: identificar as ineficiências na área e automatizar os processos, aumentando a eficiência do time e implementando soluções para os principais gargalos. “O mais legal é o financeiro não ser somente onde se faz operações. Tem que ser 10% isso e 90% análise. Quanto menos trabalho braçal, mais tempo para o trabalho estratégico, que agrega mais valor”, avalia.

A Cuidas é uma plataforma de Atenção Primária à Saúde (APS) voltada para o mercado B2B. A startup entra como mais um benefício oferecido pelas empresas, acolhendo os colaboradores de maneira longitudinal. O funcionário acessa o aplicativo e pode conversar com profissionais que possuem residência em Família e Comunidade, o que abrange atendimentos tanto de saúde física quanto mental. 

Como mais de 85% dos casos são facilmente resolvidos com o protocolo de atenção primária, o serviço evita o uso desnecessário do plano de saúde, que ajusta as tarifas anualmente de acordo com o perfil de utilização dos colaboradores. Com um time cada vez maior, as demandas da Cuidas cresceram rapidamente – impactando, é claro, as operações financeiras.

cuidas headshot blurred - Cuidas & Conta Simples: rastreabilidade e organização nas despesas com cartão corporativo
Pedro Oliveira, responsável financeiro na Cuidas: Conta Simples acabou com o buraco negro dos gastos com cartão corporativo e trouxe controle e visibilidade nas despesas

O fim do buraco negro de gastos no cartão corporativo: rastreabilidade e mais organização

Nos bancos tradicionais, a Cuidas mantinha cartões para gerenciar o pagamento de ferramentas on-line tanto em reais quanto em dólar, além da contratação de mídias pagas como Facebook, Google e LinkedIn. “A ferramenta de gestão desses cartões no banco era muito crua. Eu não conseguia ter acompanhamento em tempo real nem separar os cartões da melhor forma ou saber quem era o responsável por cada um”, conta.

Não eram poucas as vezes que a fatura chegava com várias linhas que não tinham identificação clara. Até achar a pessoa que fez a compra e entender do que se tratava aquele lançamento, Pedro gastava horas.

“A rastreabilidade das despesas era o mais importante pra gente. Tudo bem acontecer um gasto indevido, mas a gente precisa ver rápido. O cartão estava virando um buraco negro. A empresa, quando nasce, começa muito simples, com todo mundo interagindo constantemente. Mas ela cresce, o cartão corporativo deixa de ter dono – e tudo começa a degringolar”, detalha Pedro. 

Com a adesão à Conta Simples, a Cuidas passou de poucos cartões para mais de 30 em operação (a maioria deles, virtuais). “A gente tem muitas ferramentas. No momento que surge uma nova necessidade, é tranquilo gerar um cartão virtual. A gente não está no escritório hoje, mas, quando voltar, vai ser legal emitir cartão físico para as pessoas que vão estar na rua, fazendo compras pela empresa ou mesmo para o time de vendas, quando houver reuniões externas”, explica. 

Os cartões são divididos por centro de custo e têm responsáveis, além de serem emitidos para gastos específicos – o que torna a organização mais clara e permite autonomia às equipes.

“A gente emite um cartão virtual sempre quando precisa. É questão de segundos. E gera uma rastreabilidade das despesas – sabemos em qual cartão está e quem é o responsável. A ferramenta está lá para a gente controlar. Cada dia mais, estamos abertos a deixar as pessoas terem liberdade de gerir os próprios cartões”, diz Pedro Oliveira, do financeiro da Cuidas

O limite é o céu: ou melhor, só depende do saldo em conta

Outra grande dor era o limite de crédito que o banco tradicional liberava nos cartões corporativos. “Os bancos estão pouco dispostos a aumentar o limite do cartão corporativo”, lembra Pedro, que precisava de mais limite para pagar algumas licenças anuais, como a da HubSpot.

A questão mudou da água para o vinho com o uso da Conta Simples, em que o limite é o saldo da conta. “Ter a flexibilidade de ter limite com base no saldo da conta era uma necessidade. Então, a gente consegue limite ‘infinito’, que depende apenas do nosso caixa”, diz.

Para a Cuidas, a Conta Simples trouxe também a possibilidade de gerenciar em equipe. Agora, ele consegue fazer a gestão com os times de compras e administrativo, com acesso à plataforma e acompanhamento em tempo real. “Como cada ferramenta tem seu cartão, a gente sabe que, se der problema, pode cancelar o cartão sem prejudicar outras ferramentas”, aponta.

E como o gasto vence no próprio dia, também não há mais descompasso entre o dia da despesa e do vencimento. Antes, Pedro via tudo com um mês de atraso. O controle foi simplificado com a plataforma: “É muito mais fácil e me dá tranquilidade. O contador que está integrado não vai ter dúvidas quando vir aquilo. No futuro, conforme o volume de despesas vai crescendo, isso vai ser um ganho inclusive maior”.

“A gente consegue limite ‘infinito’, que depende do nosso caixa. Configuro o gasto mensal de cada cartão – e dá uma segurança enorme saber que não tem risco nenhum de estourar porque está lá tudo amarradinho. Tem certa inteligência trabalhando com você”

Conciliação muito mais rápida com o ERP e o escritório de contabilidade

O ganho de tempo também atingiu outra parte do processo: a conciliação. “O sistema integra com o ERP, via exportação de arquivo. Já lanço todas as provisões e vou só conciliando. É sensacional porque não preciso analisar a fatura detalhadamente. Deu um alívio e controle maior”, diz Pedro Oliveira, que conheceu a Conta Simples por sugestão da Dcifre, empresa de contabilidade digital e automação financeira.

Leia também: Uma nova Conta Simples: reposicionamento 10 passos à frente do mercado

O processo mudou completamente. Eram inúmeros os passos: extrair a fatura do cartão em Excel, ajustar os dados, criar outra planilha para categorizar cada gasto e gerar uma planilha para o ERP.

Hoje, basta exportar no formato necessário. “O processo de conciliação ficou mais inteligente. Com certeza, ganhei de duas a três horas de trabalho por mês. Mas o que mais ganhei foi a tranquilidade de que não vou ter descontrole ou cenários desagradáveis”, completa.

A simplificação dos processos vai suportar, inclusive, o crescimento da healthtech. Não à toa, o time do financeiro vem procurando soluções escaláveis para sua operação. Nas despesas com cartões corporativos, a Conta Simples solucionou o gap. “Hoje, nosso controle de gastos no cartão é totalmente escalável porque temos uma ferramenta de gestão como a Conta Simples. Sabemos que, se a empresa crescer 20 vezes, esse trabalho não vai crescer 20 vezes”, explica Pedro.

Se o fim de “gastos-fantasma” e a flexibilidade do limite trouxeram agilidade e tranquilidade para o financeiro da Cuidas, o atendimento superou as expectativas. Com experiências ruins acumuladas nos bancos tradicionais, Pedro não encontrou barreiras na Conta Simples. Além do onboarding, com a apresentação do sistema e seu funcionamento, o retorno em relação a algum problema nunca demorou mais de meia hora. “O atendimento é sensacional e dá confiança. É saber que vou ter alguém para chamar e não vou ter dor de cabeça”, finaliza.

Do lado da contabilidade, o Portal do Contador da Conta Simples oferece à Dcifre a visão necessária para capturar os extratos e fazer o fechamento do mês com agilidade.

A Conta Simples oferece uma nova experiência de gestão de despesas com uma plataforma de múltiplos cartões corporativos e conta digital PJ completa. Desenvolvida para empresas da nova economia, permite um melhor controle de gastos e aumenta a eficiência na operação.

Newsletter

Conta Simples

Mais vistos

Transformação digital na gestão financeira: tendências atuais
Vamos explorar o que é a transformação digital na gestão financeira, porque é importante contextualizar...
A importância da gestão estratégica de negócios para o sucesso financeiro
Como organizar as finanças corporativas com centros de custos da Conta Simples
5 melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Relacionados

SEO Concept.Women using a computer with SEO icon for analysis SEO Search Engine optimizing your website to rank in search engines or SEO. best promoting ranking traffic on your website. conta simples cartão scale
Empreendedorismo

Entenda o que é SEO e sua importância estratégica para negócios

Multi exposure of virtual creative financial chart hologram on San Francisco skyscrapers background, research and analytics concept venture capital conta simples investimento
Fever

Como conseguir venture capital no cenário econômico atual?

Na imagem mostra um computador com dados aparecendo.
Empreendedorismo

Entrevista com Sean Ellis: o que é growth hacking e qual o futuro da estratégia?

Data analyst working on business analytics dashboard with charts, metrics and KPI to analyze performance and create insight reports for operations management on virtual screen. Conta Simples. Métricas, Gráficos. Estatísticas. Vendas.
Marketing e Vendas

As métricas cruciais para o sucesso da sua empresa