FP&A da Revelo, conta como a Conta Simples tornou o mapeamento das despesas mais simples e ágil
RAIO-X: REVELO
- Setor: Recursos humanos
- Tamanho: 100-200 funcionários
- Investimento: Series B, liderada pelo IFC (International Finance Corporation) no valor de R$ 70 milhões
- Stack financeiro: Omie, Transfeera, Remessa Online e Conta Simples
A história da Conta Simples com a maior empresa de tecnologia no mercado de recursos humanos da América Latina começou com um e-mail. A Revelo mantinha conta em um banco tradicional e sofria diariamente com inúmeros problemas no serviço de cartão. “Foi na semana que a gente não queria ver o banco pela frente. O e-mail pingou na caixa, e a gente gostou da proposta”, conta Juliana Caserta, do time de FP&A da startup.
Na época, o departamento financeiro só conseguia emitir cartões corporativos nos nomes dos fundadores, não havendo possibilidade de ter múltiplos cartões para o uso com diferentes despesas. Isso esbarrava na contratação dos diversos softwares, que somavam um investimento relevante e eram essenciais para toda a operação.
A empresa já chegou a ficar 24 horas com um dos produtos fora do ar por conta de uma falha no pagamento com cartão.“Se der problema no pagamento, o nosso site para. Também tinha muita coisa pingada na fatura, sem identificação. Quando vinha a fatura, tinha 100 linhas”, lembra Juliana.
“[O nosso banco] não tinha solução de cartão digital em pleno século 21. Startup é dinâmica, precisa de agilidade, visibilidade. Precisa de coisas que sejam tecnológicas”, diz Juliana Caserta, FP&A da Revelo
O core da Revelo está em ajudar empresas na contratação de profissionais com suporte da tecnologia. Uma curadoria de dados classifica candidatos e dá recomendação de acordo com os filtros do recrutador.
Recentemente, a startup lançou mais duas novas linhas de negócio com foco em capacitação profissional B2B e B2C, além de processos de recrutamento de brasileiros em posições mais seniores para empresas no exterior.
A escalada trouxe consigo o aumento de gastos. Hoje, são pelo menos 50 ferramentas contratadas. E administrar tudo isso em poucos cartões virou dor de cabeça. “A gente não tinha visibilidade instantânea do que era gasto. Para identificar de onde veio aquele gasto, era muito difícil. Eu gastava muito tempo classificando as coisas porque estava tudo num bolo só”, conta Juliana.
A chegada dos múltiplos cartões e da tão esperada visibilidade
Quando viu o e-mail da Conta Simples, o financeiro da Revelo resolveu testar a plataforma de múltiplos cartões corporativos. Parecia a solução para dar fim às horas que o CFO passava no telefone tentando impedir bloqueios de pagamentos ou pedindo aumento de limite.
“O maior ganho com a Conta Simples foi a possibilidade de dar mais autonomia de alguns gastos para os líderes de times da nossa empresa, com limites claros e visibilidade dos gastos”, afirma CFO na Revelo & Head do Revelo Up para Empresas, Fernando Kalil
Juliana Caserta participou de todos os processos financeiros da empresa, encontrando muitos percalços no caminho. Por exemplo, quando um dos cartões foi clonado, teve que logar software por software e passar a cobrança para outro cartão. Assim que o novo cartão físico chegou, pois não havia opção virtual no banco tradicional, fez o procedimento mais uma vez. “Hoje, com a Conta Simples, é muito mais fácil. A gente ganhou agilidade e visibilidade. É menos tempo gasto, mais facilidade. Consigo resolver, me antecipar aos problemas”, diz.
A Conta Simples abriu um leque de opções a Revelo, que hoje emite cartões corporativos de acordo com a necessidade. Segundo Juliana, atualmente, o financeiro tem 15 cartões separados por área, com cada head responsável por gerir os pagamentos e configurar os limites. Assim, disse adeus aos gastos fantasmas: “Se tem uma compra em tech, sei que o gasto é de tech, já está classificado. Pensa em 100 transações por mês”, aponta.
Visibilidade instantânea e mapeamento dos gastos
Categorizar os gastos dos cartões também acabou com outra dor do financeiro da Revelo: saber exatamente pelo que está pagando. Antes, muitas despesas se confundiam e não tinham uma pessoa responsável, pois ficava tudo em um mesmo cartão. “A gente não conseguia dividir o que era de produto, o que era de marketing… ficava uma bagunça”, lembra Juliana.
“Consigo acompanhar no celular o que está acontecendo. Se dá compra negada, mesmo no fim de semana, ajusto o teto. Consigo entrar e ver tudo que está acontecendo. O maior ganho é a visibilidade”
Essa organização facilitou o processo de conciliação. “A grande dor era saber cada gasto de cada área. Agora, isso está mapeado na hora da transição para a conciliação. O que ajudou muito foi o mapeamento de gastos, que é muito mais claro hoje, com a plataforma”, diz a Juliana, que importa direto para o ERP o relatório com os gastos por centro de custo e a categoria. Se antes eram horas classificando as despesas para o fechamento, agora, o financeiro leva 20 minutos para extrair o relatório e conciliar no ERP.
E o tempo do CFO também foi poupado. Ele não precisa mais ficar no telefone tentando encontrar um gerente para solucionar algum entrave. A própria Juliana entra em contato com o time da Conta Simples por WhatsApp. “O atendimento é ótimo, consigo resolver meu problema sem precisar pegar no telefone. Não dependo de ninguém”, conclui.
A Conta Simples oferece uma nova experiência de gestão de despesas com uma plataforma de múltiplos cartões corporativos e conta digital PJ completa. Desenvolvida para empresas da nova economia, permite um melhor controle de gastos e aumenta a eficiência na operação.
FAQ sobre a Conta Simples
Conta Simples é uma startup brasileira no segmento de serviços financeiros, que oferece uma conta digital para pessoa jurídica, múltiplos cartões corporativos dentro de um sistema de gestão de despesas.
Saiba mais sobre a Conta Simples
A startup nasceu com o propósito de facilitar a vida das empresas da nova economia, resolvendo problemas, como:
– demora para abertura da conta PJ;
– falta de cartões corporativos para pagamentos e compras da empresa;
– reprovação na análise de crédito de grandes bancos;
– suporte automatizado e ineficiente na hora de resolver as questões bancárias;
– perda de tempo com burocracias;
– falta de controle e organização na gestão dos gastos.
Ou seja, ela surgiu para dar paz ao financeiro das empresas e acabar com as barreiras que os bancos tradicionais foram colocando para quem monta um negócio hoje em dia no Brasil e precisa de agilidade para solucionar essas questões.
Conheça a Conta Simples
– Conta-corrente completa – internet banking e app;
– Múltiplos cartões corporativos (virtuais e físicos);
– Realização de pagamentos;
– Alçada de aprovação de pagamentos;
– Múltiplos perfis de acesso (gestor, usuários de cartão, contador/BPO);
– Realização e recebimento de transferência via TED e PIX;
– Rentabilidade de 100% do CDI;
– Exportação de extrato em PDF, OFX e XLS;
– Saque disponível em toda a rede de bancos 24 horas.
Fale com nossos consultores!